GWM vai investir R$ 10 bilhões em fábrica de veículos elétricos
O estado de São Paulo deverá ganhar nos próximos meses cem pontos de recargas de para veículos elétricos e híbridos pela montadora chinesa GWM. O anunciou foi feito pelo governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (16).
O anúncio faz parte do investimento de R$ 10 bilhões que a empresa está fazendo na produção de veículos 100% eletrificados em sua nova fábrica em Iracemápolis, na região de Campinas.
“Os cem pontos de recarga serão instalados nas principais cidades de São Paulo como suporte fundamental para os compradores dos cem mil veículos eletrificados que a montadora chinesa vai produzir por ano em São Paulo”, disse Dória.
A rede de recarga da GWM será alimentada na maioria dos casos por meio da instalação de placas fotovoltaicas. Segundo a empresa, os pontos de abastecimento serão distribuídos pelas principais cidades do estado, mas a segunda etapa prevê a inauguração de eletropostos fora estado nos próximos anos. A criação da rede será feita por parcerias locais e operação direta.
Os equipamentos de recarga serão montados nos pontos de venda e serviços da GWM, onde o carregamento será gratuito e estará disponível para veículos eletrificados de qualquer modelo ou fabricante. Serão ainda instaladas estações de recarga em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como estacionamentos, shoppings e supermercados.
Projeto
O projeto de desenvolvimento da GWM contempla ainda a formação de uma rede de parceiros, fornecedores e startups que vão ajudar a desenvolver o ecossistema de eletrificação no Brasil. O objetivo é cadastrar e capacitar empresas que possam colaborar no desenvolvimento de tecnologias de mobilidade sustentável baseadas em energia limpa, renovável e de baixo custo, contribuindo para a descarbonizarão da frota brasileira.