
Com nova secretaria, Brasil busca se tornar destaque no cenário da descarbonização e também da eletromobilidade. Foto: Freepik
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação da Secretaria Nacional de Eletromobilidade, que buscará estruturar planejamentos de médio prazo para impulsionar a eletromobilidade no Brasil. Ele anunciou a medida durante o Fórum Esfera, em Belém (PA),
A pasta irá focar na atuação de novos projetos que potencializarão a transição energética dos automóveis, buscando novos investimentos e eletrificando mais as frotas nacionais. Dessa forma, o Brasil busca se tornar destaque no cenário da descarbonização e também da eletromobilidade.
O anúncio foi feito em coletiva após o painel que abordou o papel do Estado na construção de soluções sustentáveis. Neste painel, o uso de veículos elétricos como uma das soluções para a descarbonização junto à utilização de energias renováveis também foi destacado pelo ministro.
De acordo com Silveira, a eletrificação já é uma realidade no Brasil, levando em consideração a matriz energética pertencente ao país. “Não adianta você eletrificar e abastecer o carro com a energia, por exemplo, da Alemanha, que é energia de carvão natural. Temos 90% da nossa matriz energética limpa e renovável”, destaca.
Ainda sem data prevista para o início das operações da nova secretaria, o ministro ainda reforçou que é preciso sair na frente com o planejamento para atrair investimentos no setor, potencializando o país no assunto. “É importante haver um planejamento para a eletromobilidade nacional, para que haja um planejamento de médio prazo”, finaliza.

Leilão de baterias
Durante o painel, Silveira também anunciou o primeiro leilão de armazenamento de energia com baterias com demanda prevista de 2 GW (gigawatts). A expectativa é que o leilão ocorra em 2026.
Esse será o primeiro leilão de baterias feito no Brasil, buscando, segundo o ministro, fazer do setor elétrico brasileiro ser cada vez mais exemplo no mundo, além de resolver os problemas de infraestrutura para armazenamento de energia do país.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.