Canal VE

13 de outubro de 2025

Governo federal cria Secretaria Nacional de Eletromobilidade

Com nova secretaria, Brasil busca se tornar destaque no cenário da descarbonização e também da eletromobilidade. Foto: Freepik

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação da Secretaria Nacional de Eletromobilidade, que buscará estruturar planejamentos de médio prazo para impulsionar a eletromobilidade no Brasil. Ele anunciou a medida durante o Fórum Esfera, em Belém (PA),

A pasta irá focar na atuação de novos projetos que potencializarão a transição energética dos automóveis, buscando novos investimentos e eletrificando mais as frotas nacionais. Dessa forma, o Brasil busca se tornar destaque no cenário da descarbonização e também da eletromobilidade.

O anúncio foi feito em coletiva após o painel que abordou o papel do Estado na construção de soluções sustentáveis. Neste painel, o uso de veículos elétricos como uma das soluções para a descarbonização junto à utilização de energias renováveis também foi destacado pelo ministro.

De acordo com Silveira, a eletrificação já é uma realidade no Brasil, levando em consideração a matriz energética pertencente ao país. “Não adianta você eletrificar e abastecer o carro com a energia, por exemplo, da Alemanha, que é energia de carvão natural. Temos 90% da nossa matriz energética limpa e renovável”, destaca.

Ainda sem data prevista para o início das operações da nova secretaria, o ministro ainda reforçou que é preciso sair na frente com o planejamento para atrair investimentos no setor, potencializando o país no assunto. “É importante haver um planejamento para a eletromobilidade nacional, para que haja um planejamento de médio prazo”, finaliza.

Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia. Foto: Divulgação/MME

Leilão de baterias

Durante o painel, Silveira também anunciou o primeiro leilão de armazenamento de energia com baterias com demanda prevista de 2 GW (gigawatts). A expectativa é que o leilão ocorra em 2026.

Esse será o primeiro leilão de baterias feito no Brasil, buscando, segundo o ministro, fazer do setor elétrico brasileiro ser cada vez mais exemplo no mundo, além de resolver os problemas de infraestrutura para armazenamento de energia do país.

 

Ler o Anterior

Renault lança novo Kwid E-Tech, elétrico mais acessível do país

Mais Popular