
Lançamento do foguete que levou satélites da Geely para o espaço. Foto: Divulgação/Geely.
A Geely colocou em órbita mais um grupo de 11 satélites para expandir a constelação de satélites da empresa, a Geesatcom. Agora, o sistema soma 52 unidades ao redor do planeta, com uma meta de 64, para cobertura de IoT (Internet of Things) quase global — excluindo as regiões polares.
Os equipamentos no espaço oferecem suporte a veículos conectados, aeronaves de baixa altitude, transporte marítimo, energia e serviços de emergência, proporcionando comunicações de alta confiabilidade para usuários em todo o mundo, com disponibilidade de rede acima de 99,97%, o que pode transformar a mobilidade urbana no planeta.
Desenvolvido e operado de forma independente pela Geespace, subsidiária aeroespacial comercial do Geely Holding Group, o projeto “Geely Future Mobility Constellation”, também conhecida como Geesatcom, cria uma base global de IoT via satélite “sempre conectada”, fornecendo serviços de comunicação de ampla cobertura para os usuários.

Aplicações práticas da conexão IoT
A conexão IoT permite a troca de dados em tempo real entre diversos dispositivos, incluindo os carros elétricos. Com a formação da constelação de satélites, o Geely Holding Group estabeleceu uma cobertura quase global abrangente de IoT via satélite, excluindo apenas as regiões polares.
Por meio desse sistema, os veículos conectados da marca podem se beneficiar em muitos parâmetros, desde uma localização georreferenciada mais precisa que os sistemas atuais, até atualizações em tempo real de equipamentos e serviços disponíveis aos usuários, entre outros.
Na prática, o sistema apresentou aplicações como gerenciamento de frotas e comunicações de emergência via satélite para veículos oficiais em grandes eventos, incluindo os Jogos Asiáticos de Inverno de 2025 (Harbin) e os Jogos Mundiais de 2025 (Chengdu), elevando os padrões de transporte atualmente disponíveis no mundo.

Expansão da cobertura global
A Geely já havia realizado três implantações orbitais bem-sucedidas em 2022, 2024 e 2025. Os 11 satélites lançados no início de setembro de 2025 pelo foguete Smart Dragon-3 (SD-3) da província de Shandong, no leste da China, juntam-se à constelação, expandindo continuamente a capacidade de cobertura global.
Por meio da Geesatcom, a Geespace estabeleceu parcerias com operadoras de telecomunicações em mais de 20 países no Oriente Médio, Sudeste Asiático, África e América Latina. De acordo com a Geely, os testes comerciais alcançaram resultados impressionantes, com uma taxa de sucesso de 99,15% e disponibilidade de rede superior a 99,97%, construindo sólida credibilidade no mercado internacional e expertise operacional.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.