Novo modelo da Geely foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Foto: Divulgação/Geely
A Geely Auto apresentou à imprensa no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o EX5 EM-i, SUV híbrido plug-in que será o primeiro modelo da marca produzido no Brasil. O veículo, que chega inicialmente importado no primeiro semestre de 2026, terá sua fabricação nacional iniciada no segundo semestre do mesmo ano, no Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná. O Salão do Automóvel será aberto ao público em 22 de novembro de 2025.
O lançamento marca a nova fase da operação conjunta Renault-Geely no país, fortalecida após o anúncio de R$ 3,8 bilhões em investimentos para desenvolvimento de plataformas eletrificadas e novos modelos.
Novo SUV híbrido
Construído sobre a arquitetura GEA (Global Intelligent Electric Architecture), que também será a primeira plataforma Geely produzida no Brasil, o EX5 EM-i aposta em integridade estrutural, alta eficiência energética e amplo aproveitamento de espaço interno. O modelo promete oferecer uma experiência de direção avançada, alinhada ao plano global da marca de ampliar soluções inteligentes e sustentáveis de mobilidade.
Para Ariel Montenegro, presidente da Renault Geely do Brasil, o momento simboliza o início de uma trajetória sólida para a empresa no país. “A produção do Geely EX5 EM-i começará na segunda metade de 2026 e será o primeiro modelo híbrido da Geely no Brasil. É um produto para traçar uma trajetória longa, sólida e duradoura da Geely Auto no país, e a nova fase da Renault Geely do Brasil”, afirma.
Victor Yang, vice-presidente sênior do Geely Holding Group e do Geely Auto Group, reforça a ambição da marca em transformar a experiência dos consumidores. “O Geely EX5 EM-i atende à nossa ambição de enriquecer vidas globalmente com soluções inovadoras e sustentáveis de mobilidade. Também está alinhado com nossa missão de criar uma experiência de mobilidade inteligente que supere as expectativas dos clientes.”

Investimentos e planos industriais
O anúncio do EX5 EM-i ocorre no contexto da parceria firmada entre Renault e Geely, que prevê R$ 3,8 bilhões em investimentos no Brasil. Os recursos fazem parte do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal, e serão aplicados no desenvolvimento da nova plataforma GEA, na produção de dois modelos da Geely e na renovação de um modelo Renault a partir do segundo semestre de 2026. A plataforma também dará origem a um novo modelo Renault previsto para 2027.
Com a integração das operações, o Complexo Ayrton Senna passa a fabricar veículos das duas marcas, ampliando a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor e fortalecendo a competitividade da indústria nacional. Para Montenegro, a parceria é inédita e estratégica. “Investimos para trazer desenvolvimento econômico e social para o país, com soluções inovadoras de mobilidade e contribuindo para a competitividade da indústria automotiva brasileira”, destaca.
Fabrice Cambolive, Chief Growth Officer do Renault Group e CEO da marca Renault, avalia o momento como uma cooperação de longo prazo voltada para um mercado de alto potencial. “Ao combinar nosso know-how industrial, fortes redes comerciais e plataformas eletrificadas avançadas, criaremos uma linha de produtos moderna e competitiva”, afirma.
Linha eletrificada no Salão
Além do EX5 EM-i, o estande da Geely no Salão do Automóvel apresentará o EX5 e o EX2, foco da marca para a mobilidade urbana e novas gerações de motoristas. O espaço também reúne atrações como uma linha do tempo interativa do Geely Holding Group e um ambiente educativo sobre as vantagens da mobilidade eletrificada em comparação com veículos a combustão.
O Salão do Automóvel de São Paulo será realizado de 22 a 30 de novembro de 2025, no Distrito Anhembi, na capital paulista.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.