Geely EX2 está disponível no Brasil em duas versões. Foto: Rodolfo Buhrer/Geely.
A Geely lançou oficialmente no Brasil o EX2, carro elétrico de entrada da marca, em duas versões, ambas com preços promocionais de lançamento: a Pro, por R$ 119.990, e a Max, por R$ 135.100.
Líder de vendas no mercado chinês com o modelo, a Geely quer brigar diretamente pelo segmento de entrada também no Brasil. Para enfrentar os concorrentes da BYD, Dolphin Mini e Dolphin GS, a montadora chinesa aposta no conjunto elétrico de tração traseira, que entrega 116 cv de potência e 150 Nm (15,6 kgfm) de torque, para uma aceleração de 0 a 50 km/h em 3,9 segundos, e de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos.
A bateria de lítio de 39 kWh garante uma autonomia de 289 km, segundo o ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. Há ainda seis airbags e tela multimídia de 14,6”.
Os dados são válidos para as duas versões. Mas a Max oferece ainda sistema ADAS, como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma, câmeras 360º, ajuste elétrico no banco do motorista, carregador por indução e teto pintado de preto, entre outros detalhes de acabamento.

Dimensões e porta-malas
Para um elétrico de entrada, o Geely EX2 oferece números avantajados nas dimensões. São 4,13 m de comprimento, sendo 2,65 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,58 m de altura. No porta-malas, a capacidade é de 375 litros, mas há ainda um compartimento na parte da frente do veículo, com 70 litros de capacidade.
Outra característica é o tempo de recarga, de 30% a 80%, realizado em 21 minutos, em corrente contínua, segundo a marca.

Expansão da marca
O Geely EX2 é o segundo veículo da marca comercializado no Brasil. Anteriormente, a companhia tinha apresentado o EX5, SUV 100% elétrico, que tem feito relativo sucesso no país.
O Geely Auto Group é um fabricante de automóveis com sede em Hangzhou, China, e foi fundado em 1997 como uma unidade subsidiária do Zhejiang Geely Holding Group (ZGH). O Grupo gerencia várias marcas, incluindo Geely Auto, Lynk & Co, Lexus e Zeekr, e emprega mais de 50 mil pessoas no mundo.
Recentemente, a Geely anunciou um acordo com o Renault Group para ampliar sua cooperação estratégica para a produção e venda de veículos de zero e baixas emissões no país.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.