Aion Y Plus, da GAC Motor, pode aparecer no Brasil em breve. Foto: Divulgação/GAC Motor.
A fabricante chinesa de veículos GAC Motor anunciou oficialmente a chegada ao Brasil, poucas semanas após divulgar um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 5,4 bilhões) para o mercado brasileiro nos próximos cinco anos. A ideia da empresa contempla a construção de uma fábrica no país, para produzir carros elétricos, híbridos e até mesmo a combustão.
Ainda não há uma data prevista para que a empresa comercialize o primeiro veículo elétrico no país. A expectativa é que o Aion Y Plus seja o modelo escolhido para estrear em território nacional.
O Aion Y Plus é um SUV 100% elétrico, com 204 cv de potência, 22,9 kgfm de torque e equipado com uma bateria de 63,2 kWh de capacidade, com autonomia de 490 km, segundo o ciclo NEDC. O carro possui 4,53 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,65 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.
Em junho, o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, visitou o presidente da GAC Motor, Feng Xingya, durante missão diplomática à China. Na ocasião, ficou acordado a cooperação econômica e comercial da GAC no território brasileiro.
Paixão por inovação
O anúncio oficial da chegada da GAC Motor ao Brasil aconteceu em 18 de setembro de 2024. No comunicado, divulgado por meio da página oficial da empresa no LinkedIn, a marca revela os planos de desenvolvimento da indústria automobilística do Brasil.
“Acreditamos no potencial do Brasil e estamos comprometidos em contribuir para o desenvolvimento do setor automotivo no país. Nosso objetivo é construir uma relação de confiança com os consumidores brasileiros, oferecendo produtos e serviços que superem suas expectativas”, diz o comunicado.
“Somos uma empresa automotiva chinesa com paixão por inovação, tecnologia e design. Trazemos conosco uma rica história de sucesso e a determinação de oferecer aos brasileiros veículos de alta qualidade, seguros e um excelente suporte ao cliente.”
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.