Canal VE

GAC inicia fabricação de baterias de estado sólido com 60 Ah

Logo da GAC

Testes com as células aumentarão gradualmente nos próximos anos, segundo a empresa. Foto: Divulgação/GAC

A GAC designou uma de suas fábricas para produção piloto de células de baterias de estado sólido. A ideia da montadora é aplicar essa tecnologia aos veículos eletrificados nos próximos anos, com o objetivo de ampliar a autonomia para até 1 mil km no ciclo chinês.

O presidente da GAC, Feng Xingya, detalhou que “células de estado sólido com capacidade automotiva acima de 60 Ah (Amperes-hora)” estão sendo desenvolvidas em um dos complexos industriais da montadora. Ele ainda classificou o trabalho como um “passo significativo” para a consolidação da produção e utilização dessas baterias nos automóveis.

 

Pesquisa da GAC no segmento

A GAC realiza pesquisas para projetos de baterias de estado sólido desde 2016. O projeto inicialmente levava em conta baterias de estado sólido à base de polímeros, mas agora a montadora chinesa também utiliza sistemas à base de sulfeto para as células. De acordo com o portal

Gasgoo, a GAC usa um ânodo feito de “silício esponjoso”, produzido a partir de uma mistura de materiais originários do silício. Em relação aos projetos das baterias de estado sólido, é esperada uma densidade energética de 400 Wh/kg, que garantiria a autonomia projetada. A fabricante não revelou qual dessas tecnologias servirá para os testes iniciais em pequena escala.

Os testes das células em veículos de pequeno porte estão previstos para 2026, com projeção gradual de aumento da produção das baterias de estado sólido entre 2027 e 2030. Vale lembrar que, em meados de 2024, a GAC havia anunciado planos para, a partir de 2026, aplicar baterias de estado sólido nos veículos da Hyper – marca de luxo da montadora.

 

Mercado aquecido

Globalmente falando, diversas empresas avançam para a comercialização de baterias de estado sólido. Relatórios recentes indicam que a Qingtao Power, parceira da SAIC, inaugurou uma nova linha de produção em Anting, na China, enquanto a Chery apresentou um módulo de bateria de estado sólido, com o objetivo de implementá-lo em veículos piloto no próximo ano.

Diversas outras marcas, como BYD, CATL e Sunwoda também realizam pesquisas no setor. A presença de baterias de estado sólido na mobilidade elétrica deve ficar mais forte a partir da próxima década, segundo a CATL.

Ler o Anterior

Brasileiro projeta supercarro que é mais rápido do que Fórmula 1

Mais Popular