Fórmula E apresenta o GEN4, carro de corrida para a 13ª temporada da categoria. Foto: Divulgação/Fórmula E.
A um mês da estreia da 12ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E, em São Paulo (leia mais abaixo), a categoria apresentou as novidades para o carro da 13ª: o GEN4. Com 600 kW de potência e tração integral ativa, o novo carro inaugura uma nova era de tecnologia e inovação que também compartilha soluções para os carros 100% elétricos de passeio.
Previsto para estrear na temporada 2026/27, o modelo, concebido em conjunto com a FIA (Federação Internacional do Automobilismo) e montadoras, será o mais potente e avançado da história da categoria, elevando ainda mais os padrões de velocidade, eficiência e sustentabilidade no automobilismo. Além disso, as inovações do GEN4 já começam a influenciar os carros de passeio da Porsche, como o recém-revelado Cayenne Electric.

Salto tecnológico
O novo GEN4 marca um salto técnico sem precedentes na Fórmula E. Com 600 kW de potência total (equivalente a mais de 815 cv) e tração integral ativa, o carro foi projetado para maximizar o desempenho e a eficiência energética. Para efeito de comparação, a primeira geração de carros elétricos da categoria tinha 200 kW de potência.
De acordo com a FIA, o novo carro traz aumento no desempenho e na tecnologia com potência máxima de corrida de 450 kW (equivalente a 611,83 cv), Modo de Ataque de 600 kW (equivalente a 815,78 cv) para ultrapassagens, frenagem regenerativa aprimorada de 700 kW e capacidade de energia de corrida de até 55 kWh para estratégias de corrida mais ousadas.
O GEN4 também adota duas configurações aerodinâmicas — uma voltada à qualificação (alto downforce) e outra para as corridas (baixo downforce).
Além disso, a construção do GEN4 inclui materiais 100% recicláveis (com pelo menos 20% de conteúdo reciclado), reforçando o compromisso da categoria com o conceito de design circular.
“O GEN4 é muito mais do que um carro de corrida. Ele representa mais de uma década de progresso, inovação e ambição nas corridas elétricas”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
“Desenvolvido em conjunto com a FIA, ele se destaca como a máquina mais avançada, exigente e sustentável que já construímos, redefinindo o que é possível em termos de desempenho e responsabilidade ambiental. Com o GEN4, a Fórmula E fortalece sua posição como o esporte mais inovador do mundo e como verdadeira pioneira nas corridas”, falou.

Tecnologia para as ruas
A Porsche, campeã da 11ª temporada do Mundial de Fórmula E, tem aproveitado a experiência das pistas para aplicar as soluções nos carros de produção. O novo Cayenne Electric — SUV 100% elétrico que estreia em 2026 — compartilha tecnologias diretamente derivadas do carro de corrida Porsche 99X Electric, como o resfriamento direto a óleo do motor elétrico, o sistema de regeneração de até 600 kW e a recarga ultrarrápida de 400 kW.
“A Fórmula E é o nosso laboratório de desenvolvimento para a eletromobilidade do futuro. O Cayenne Electric mostra o quão rápido essa transferência de tecnologia acontece e como ela é essencial para a produção em série”, afirmou Michael Steiner, membro do Conselho de Administração da Porsche.
Entre os destaques técnicos do Cayenne Electric estão o sistema de refrigeração direta, que mantém a eficiência do motor em até 98%, e a capacidade de regeneração equivalente à dos monopostos da Fórmula E.
Com potência de carregamento DC de até 400 kW, o SUV pode adicionar 300 quilômetros de autonomia em apenas 10 minutos — desempenho que o coloca entre os carros elétricos mais rápidos de recarregar no mundo.
“Na Fórmula E, a eficiência define a vitória. O mesmo princípio molda nossos carros de produção”, explica Florian Modlinger, chefe da equipe de fábrica da Porsche. “Cada volta nas pistas nos ajuda a aperfeiçoar tecnologias que se traduzem em autonomia, desempenho e confiabilidade para o motorista comum”.
Além da Porsche, outras fabricantes presentes na principal categoria de veículos elétricos do automobilismo, como Nissan, Jaguar, Stellantis e Lola, também implementarão suas tecnologias internas, transferindo sua experiência em trem de força e gerenciamento de energia para calibrar e levar o desempenho do carro GEN4 ao limite.
Uma prova de que a Fórmula E, além do aspecto esportivo da competição, atua como um grande laboratório para as inovações tecnológicas que deverão moldar os veículos elétricos — e a mobilidade — do futuro, com foco em eficiência e sustentabilidade.

São Paulo E-Prix
Ainda com o carro GEN3 EVO, a 12ª temporada da Fórmula E terá início no dia 6 de dezembro de 2025, com o E-Prix de São Paulo. A corrida, realizada no Sambódromo do Anhembi, promete atrair mais de 22 mil pessoas e oferecer mais de 10 horas de atrações.
Para garantir um desconto especial para o evento, o Canal VE tem um cupom exclusivo, que deve ser aplicado no momento da compra na bilheteria oficial. O cupom é FEBR12CVE10, e oferece 10% de desconto nos ingressos da categoria inteira para as arquibancadas do Sambódromo.
O cupom pode ser usado quantas vezes quiser, e o ingresso dá acesso ao setor escolhido na arquibancada, além do acesso às áreas do Fan Village, durante todo o evento, e também a apresentação do DJ Mochakk após a corrida.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.