
Nova parceria foi estendida até 20235. Foto: Divulgação/Fórmula E
A FIA (F
ederação Internacional de Automobilismo) anunciou a renovação, por mais 10 anos, de sua parceria com a Formula E Holdings Limited, controlada pela Liberty Global, para a continuação do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, a categoria de corridas automobilísticas exclusiva de veículos elétricos.O anúncio ocorreu antes mesmo da rodada dupla final da 11ª temporada, que aconteceu na cidade de Londres, na Inglaterra, neste fim de semana — o piloto neozelandês Nick Cassidy, da Jaguar, venceu as duas etapas, e garantiu o vice-campeonato de pilotos. O campeão foi Oliver Rowland, da Nissan. Já a Porsche foi campeã de Equipes e de Construtores.
“A extensão do contrato para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E é um resultado fantástico para o esporte e é um reflexo claro da nossa estratégia contínua na FIA de fortalecer parcerias comerciais e impulsionar o valor a longo prazo em todas as facetas do automobilismo”, falou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
“O crescimento da Fórmula E desde sua criação tem sido nada menos que extraordinário, com centenas de milhões de fãs e equipes e pilotos de classe mundial decidindo escolher as corridas elétricas altamente competitivas. Esta extensão de longo prazo da parceria nos permite continuar construindo a marca, investindo no produto e oferecendo algumas das corridas mais cativantes que nos tornaram famosos. Com a extensão de longo prazo, o impacto que a Fórmula E seguirá tendo no automobilismo global será verdadeiramente transformador”, completou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.
De acordo com os planos atuais, a Fórmula E deve seguir sua estratégia de desenvolvimento gradual para seus carros de corrida, proporcionando velocidades máximas maiores, maior aceleração, aerodinâmica aprimorada e melhor desempenho dos pneus para continuar produzindo algumas das corridas mais disputadas e competitivas do automobilismo mundial. Nesta temporada, foi utilizada a tecnologia GEN 3 EVO, o que levou os telespectadores a presenciarem os carros mais rápidos já criados na história da competição.

Fim da temporada 2024-25
O britânico Oliver Rowland, da Nissan, conquistou o título da 11ª temporada da Fórmula E antecipadamente. Nas duas etapas realizadas em Londres, em 26 e 27 de julho de 2025, Nick Cassidy, da Jaguar, conquistou duas vitórias consecutivas, garantindo o vice-campeonato de pilotos. Na classificação final, Rowland somou 184 pontos, contra 153 de Cassidy. Campeão da temporada anterior, o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, fechou o ano com 145 pontos.
Na disputa do Campeonato Mundial de Equipes, o título ficou com a TAG Heuer Porsche, que viu seus pilotos, Wehrlein e o português Antônio Félix da Costa, manterem a consistência ao longo da competição. Juntos, somaram 256 pontos, garantindo o troféu para a equipe, que também garantiu a primeira colocação no Campeonato Mundial de Fabricantes, ao lado de Kiro Racing e Andretti, que utilizam o propulsor da marca alemã.


Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.