Canal VE

29 de julho de 2025

Fórmula E e FIA renovam acordo da categoria por mais 10 anos

carro jaguar fórmula e

Nova parceria foi estendida até 20235. Foto: Divulgação/Fórmula E

A FIA (F

ederação Internacional de Automobilismo) anunciou a renovação, por mais 10 anos, de sua parceria com a Formula E Holdings Limited, controlada pela Liberty Global, para a continuação do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, a categoria de corridas automobilísticas exclusiva de veículos elétricos.

O anúncio ocorreu antes mesmo da rodada dupla final da 11ª temporada, que aconteceu na cidade de Londres, na Inglaterra, neste fim de semana — o piloto neozelandês Nick Cassidy, da Jaguar, venceu as duas etapas, e garantiu o vice-campeonato de pilotos. O campeão foi Oliver Rowland, da Nissan. Já a Porsche foi campeã de Equipes e de Construtores.

“A extensão do contrato para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E é um resultado fantástico para o esporte e é um reflexo claro da nossa estratégia contínua na FIA de fortalecer parcerias comerciais e impulsionar o valor a longo prazo em todas as facetas do automobilismo”, falou Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.

“O crescimento da Fórmula E desde sua criação tem sido nada menos que extraordinário, com centenas de milhões de fãs e equipes e pilotos de classe mundial decidindo escolher as corridas elétricas altamente competitivas. Esta extensão de longo prazo da parceria nos permite continuar construindo a marca, investindo no produto e oferecendo algumas das corridas mais cativantes que nos tornaram famosos. Com a extensão de longo prazo, o impacto que a Fórmula E seguirá tendo no automobilismo global será verdadeiramente transformador”, completou Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

De acordo com os planos atuais, a Fórmula E deve seguir sua estratégia de desenvolvimento gradual para seus carros de corrida, proporcionando velocidades máximas maiores, maior aceleração, aerodinâmica aprimorada e melhor desempenho dos pneus para continuar produzindo algumas das corridas mais disputadas e competitivas do automobilismo mundial. Nesta temporada, foi utilizada a tecnologia GEN 3 EVO, o que levou os telespectadores a presenciarem os carros mais rápidos já criados na história da competição.

carro porsche fórmula e
A TAG Heuer Porsche foi a grande campeão do Campeonato Mundial de Equipes e de Fabricantes. Foto: Divulgação/Fórmula E

Fim da temporada 2024-25

O britânico Oliver Rowland, da Nissan, conquistou o título da 11ª temporada da Fórmula E antecipadamente. Nas duas etapas realizadas em Londres, em 26 e 27 de julho de 2025, Nick Cassidy, da Jaguar, conquistou duas vitórias consecutivas, garantindo o vice-campeonato de pilotos. Na classificação final, Rowland somou 184 pontos, contra 153 de Cassidy. Campeão da temporada anterior, o alemão Pascal Wehrlein, da Porsche, fechou o ano com 145 pontos.

Na disputa do Campeonato Mundial de Equipes, o título ficou com a TAG Heuer Porsche, que viu seus pilotos, Wehrlein e o português Antônio Félix da Costa, manterem a consistência ao longo da competição. Juntos, somaram 256 pontos, garantindo o troféu para a equipe, que também garantiu a primeira colocação no Campeonato Mundial de Fabricantes, ao lado de Kiro Racing e Andretti, que utilizam o propulsor da marca alemã.

equipes fórmula e
Delegação da TAG Heuer Porsche, Kiro Racing e Andretti celebram o título de campeões do Campeonato Mundial de Fabricantes. Foto: Divulgação/Fórmula E

Ler o Anterior

Recarga de VEs gera conflito por tributos estaduais ou municipais

Ler o Próximo

Mercedes-Benz EQB 250+ chega ao Brasil com mais autonomia

Mais Popular