Novo Puma Gen-E é a nova aposta elétrica da Ford para 2025. Foto: Divulgação/Ford
A Ford divulgou as primeiras imagens e informações sobre seu novo carro, a versão elétrica do modelo mais vendido da marca na Europa, o Puma. O novo Puma Gen-E será fabricado em Craiova, na Romênia, e será uma tentativa de respiro da montadora, contra a queda nas vendas dos eletrificados no Velho Continente. O novo modelo deve ser comercializado a partir de 2025.
“Nossos clientes adoram o design do Puma”, diz Amko Leenarts, diretor de design da Ford. “Nós construímos isso para o Puma Gen-E e desenvolvemos nosso próprio estilo para ele com detalhes exclusivos, sem nos distanciar do brilho do original”, completou.
“O Puma é uma história de sucesso, amado por seu design esportivo e características de direção combinadas com praticidade única e armazenamento de porta-malas líder da classe”, disse Jon Williams, gerente geral da Ford Blue e Model, e Europa. “O Puma Gen-E é o nosso melhor Puma de todos os tempos, com a experiência mais divertida de dirigir até agora, combinada com um trem de força elétrico incrivelmente eficiente em termos de energia. E o novo GigaBox, ainda maior, oferece capacidade de bagagem incomparável.”
No mercado europeu, o Ford Puma Gen-E estará disponível nas versões básicas com rodas de 17 polegadas, faróis LED e sistema multimídia com navegador integrado, custando 36.162 euros (o equivalente a R$ 231 mil, em conversão direta), e na versão Premium, com rodas de 18 polegadas, sistema de som B&O e faróis Matrix-LED, no valor de 38.612 euros (R$ 246,4 mil na conversão direta).
Informações técnicas
O motor elétrico do Puma Gen-E conta com 123 kW de potência e 290 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 8 segundos (quase tão rápido quanto o modelo de motor de combustão mais potente) e alcançando 160 km/h. Com consumo WLTP de 13,1 kWh/100 km, o sistema de propulsão, desenvolvido pela Ford em Halewood, Reino Unido, se destaca pela eficiência, mesmo com o aumento para 14,5 kWh/100 km com equipamentos premium.
O novo modelo utiliza a mesma bateria de 43 kWh com células NMC dos modelos E-Transit Courier e E-Tourneo Courier, fabricados em Craiova. Com autonomia WLTP variando de 347 km a 376 km, dependendo da versão, a bateria supera a autonomia das vans de painel (288 km). Isso ocorre porque, em condições de rodagem no inverno, com consumo superior a 20 kWh/100 km, a autonomia tende a diminuir significativamente. Apesar disso, a autonomia é mais que suficiente para a maioria dos dias, embora muitos compradores considerem a autonomia máxima na hora da escolha.
No entanto, o Puma Gen-E se destaca pela rapidez no carregamento. A bateria pode ser carregada em corrente contínua de até 100 kW, e o tempo para carregar de 10% a 80% é de apenas 23 minutos. Com uma capacidade utilizável de 43 kWh, são necessários 30 kWh para atingir essa faixa de carga, resultando em uma potência média de 78 kW.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.