Interior do carro segue padrões minimalistas. Foto: Divulgação / Ferrari
A Ferrari apresentou detalhes do interior de seu primeiro carro elétrico. Batizado de “Ferrari Luce” (Luz, em italiano), o modelo teve seu design projetado por Jony Ive, ex-diretor de design da Apple. O modelo promete entregar 1.000 cv de potência, com um motor para cada roda, e superar 530 km de autonomia, com uma bateria de 122 kWh de capacidade. O lançamento do carro está previsto para maio de 2026.
Nas fotos apresentadas pela marca italiana, a cabine segue um padrão minimalista, que busca fazer referência aos antigos modelos da marca dos anos 1970. De acordo com a Ferrari, cada elemento foi projetado para ser funcional, intuitivo e emocionante de dirigir.
Os controles e display foram agrupados de modo funcional. Para o motorista, logo a frente do volante está um painel com as informações essenciais de direção, como indicador de velocidade e carga da bateria.
Os botões, mostradores, interruptores e alavancas mecânicas são combinados com displays digitais multifuncionais. O foco dos detalhes é a experiência da direção.

Volante
O volante de três raios é projetado a partir de uma única peça de alumínio. Os botões de controle estão posicionados de forma a manter a melhor ergonomia na hora de dirigir, segundo a Ferrari. Esses botões possuem, entre suas funções, gerenciar os modos de condução, a potência e o fluxo de energia do sistema.
Há ainda um controle de torque manual, acoplado ao volante, que permite o controle desse sistema, combinado com a energia recuperada da frenagem regenerativa.

Painel de controle e assentos
O painel de controle possui uma tela que pode ser girada. Nela, estão contidas informações de mídia, navegação, configurações e clima.
Os assentos da Ferrari Luce, por sua vez, são feitos de modo a priorizar o conforto e o luxo. Segundo a marca, são duas opções de estampas, quatro tipos de tecido e diversas cores.


Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.