Canal VE

8 de agosto de 2025

Fábrica histórica da BMW passa a produzir motores elétricos

Linha de montagem de baterias elétricas da BMW

Mais de 1 bilhão de euros deve ser investido em eletrificação até 2030. Foto: Divulgação/BMW

A BMW deu início à produção em série de seu novo motor elétrico de sexta geração na fábrica de Steyr, na Áustria. A unidade, que há mais de 40 anos é referência na produção de motores a combustão para veículos BMW e MINI, agora passa a desempenhar um papel central na estratégia de eletrificação da marca. 

O novo motor equipará os veículos da Neue Klasse, uma inédita geração de carros totalmente elétricos que terá seu primeiro modelo lançado em 2025. Entre o início do projeto, em 2022, e o ano de 2030, o BMW Group planeja investir mais de 1 bilhão de euros para ampliar as capacidades de desenvolvimento e produção elétrica no local.

“Hoje, estamos lançando as bases para o futuro do BMW Group”, afirmou Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Produção. “Como o primeiro local de produção para o motor elétrico de sexta geração, a planta de Steyr é central para a Neue Klasse e para o desenvolvimento contínuo da nossa rede global de produção.”

 

Eletrificação da BMW

A estimativa é de que, até o fim da década, cerca de 1.000 colaboradores da fábrica – metade dos colaboradores – estejam envolvidos diretamente com a produção de motores elétricos. Para a marca, essa transição representa uma combinação estratégica de experiência acumulada com inovação. 

A produção de motores a combustão continuará em paralelo aos novos eletrificados, reforçando o compromisso da empresa com a chamada “abertura tecnológica”, permitindo à montadora manter flexibilidade industrial e preservar empregos em longo prazo.

Klaus von Moltke, vice-presidente sênior de Produção de Motores da BMW AG e diretor da planta de Steyr, destaca que há 3 anos essa ampliação foi anunciada, e agora o grupo entrega isso com orgulho. “Steyr continuará sendo o coração da nossa expertise em sistemas de propulsão, tanto para motores a combustão quanto para a eletromobilidade”.

Cerca de mil colaboradores devem ser inseridos na linha de produção de baterias elétricas. Foto: Divulgação/BMW

Motor Gen6

O motor elétrico passou por um desenvolvimento significativo para a Gen6: rotor, estator e inversor foram totalmente redesenhados para a nova arquitetura de 800 volts da tecnologia Gen6, maximizando o desempenho e a eficiência do sistema de propulsão. 

A arquitetura elétrica de 800 volts e o uso de semicondutores de carboneto de silício (SiC) no inversor contribuem para elevar a eficiência do sistema de propulsão. Segundo a BMW, em comparação com a geração anterior (Gen5), o novo motor elétrico reduz a perda de energia em 40%, os custos em 20% e o peso em 10%. Esses avanços, combinados com baterias de alta voltagem e um design otimizado do conjunto propulsor, contribuem para um ganho de até 20% na eficiência total do veículo.

Ler o Anterior

Navio com primeiros carros da Leapmotor chega ao Brasil

Ler o Próximo

Mesmo sem redução de imposto, BYD cresce mais que a média

Mais Popular