
GWM Haval H6 será o primeiro modelo a sair da fábrica de Iracemápolis (SP). Foto: Divulgação/GWM.
A GWM confirmou o início da produção da fábrica de Iracemápolis (SP) para julho de 2025, com a fabricação do Haval H6. Além deste, outros dois modelos tiveram as produções confirmadas no Brasil na sequência: a picape média Poer e o SUV de 7 lugares Haval H9.
O anúncio foi realizado pelo fundador e chairman da GWM, Jack Wey, em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Pequim. A expectativa é gerar 800 empregos diretos até o fim do ano na unidade do Interior de São Paulo. A nova fábrica deve ser inaugurada oficialmente em algumas semanas, embora a data ainda não esteja definida.
“A GWM iniciará oficialmente sua produção no Brasil em julho de 2025, com três modelos e uma capacidade instalada de 50 mil unidades por ano. Vamos gerar até o fim deste ano empregos diretos para pelo menos 800 pessoas”, falou Wey.
“No futuro, nossa capacidade de produção aumentará gradualmente para 100 mil unidades por ano, expandindo-se para a América Latina e gerando mais de 2 mil empregos diretos. Ao mesmo tempo, o Brasil vai se tornar um centro de pesquisa e engenharia, impulsionando o desenvolvimento das respectivas cadeias locais de fornecimento”, disse.

Segundo ciclo de investimentos no Brasil
As autoridades chinesas e brasileiras também participaram em Pequim do Fórum Empresarial Brasil-China, com a participação de diversos empresários dos dois países, no qual a GWM teve a oportunidade de confirmar seu segundo ciclo de investimentos no Brasil.
Depois dos R$ 4 bilhões usados para lançar a marca e reativar a fábrica de Iracemápolis, a GWM anunciou que vai aportar mais R$ 6 bilhões, entre 2027 e 2032, para a expansão da sua operação, estimulando a criação de empregos de qualidade e o desenvolvimento de veículos no Brasil, utilizando o melhor da tecnologia automotiva mundial, especialmente para o mercado brasileiro.
Assim, os dois ciclos representam um total de R$ 10 bilhões que serão investidos pela empresa no Brasil em 10 anos.


Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.