Primeira plataforma de lítio da ExxonMobil montada no Arkansas. Foto: Divulgação/ExxonMobil.
Um estudo realizado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) descobriu um enorme depósito de lítio, ao sudoeste do Arkansas, algo que poderá revolucionar a indústria de baterias e, consequentemente, a de veículos elétricos.
Com o uso de métodos inovadores de teste de água combinados com aprendizado de máquinas, pesquisadores estimam que a região possui entre 5 e 19 milhões de toneladas de reservas de lítio — quantidade suficiente para atender nove vezes a demanda mundial projetada de lítio para baterias de automóveis em 2030.
A descoberta concentra-se em salmouras ricas em lítio na Formação Smackover, um antigo leito marinho que se estende por diversos estados do sul dos EUA. Essa descoberta é particularmente relevante, pois pode reduzir a dependência dos Estados Unidos de importações dessa matéria-prima. Os norte-americanos já foram o maior produtor de lítio do mundo, mas atualmente respondem por apenas 1% da produção global e precisam importar mais de um quarto de sua demanda.
“O lítio é um mineral crítico para a transição energética, e o potencial de aumento da produção dos EUA para substituir importações tem implicações para o emprego, a manufatura e a resiliência da cadeia de suprimentos”, disse David Applegate, diretor do USGS. “Este estudo ilustra o valor da ciência no tratamento de questões economicamente importantes.”
Desafio na extração
A possível extração de lítio das salmouras geradas durante as operações de petróleo e gás cria uma chance de aproveitar recursos valiosos que, de outra forma, seriam descartados como resíduos.
Para não perder tempo e visando o futuro, pelo menos cinco empresas, lideradas pela empresa de energia Exxon Mobil, já se estabeleceram no Arkansas para iniciar a exploração do metal a partir de 2027. O desafio agora é realizar a extração de maneira segura e eficaz.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.