Canal VE

Estudantes mostram carro elétrico de reparação pelo usuário

ARIA com as portas abertas

ARIA é projetado para ser de fácil reparação. Foto: Divulgação / TU / ecomotive

Estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveram o ARIA, um carro elétrico urbano projetado para ser modular, durável e fácil de reparar. O veículo, criado pela equipe TU/ecomotive, permite que o próprio usuário realize manutenções simples, sem depender do fabricante.

O diferencial do protótipo está na sua construção por módulos independentes. Componentes como baterias, painéis da carroceria e sistemas eletrônicos podem ser substituídos individualmente em caso de falha. Segundo a organização, o carro conta com manuais claros, uma caixa de ferramentas integrada e um aplicativo que monitora o estado do veículo e orienta os reparos.

Equipe que desenvolveu o ARIA
Equipe que desenvolveu o carro elétrico. Foto: Divulgação / TU / ecomotive

Características do ARIA

Um dos destaques é o sistema de baterias. Ao invés de uma única bateria grande, o ARIA utiliza seis módulos removíveis, com cerca de 12 quilos cada, que podem ser trocados manualmente. Juntas, as baterias oferecem 12,96 kWh de capacidade, suficientes para deslocamentos urbanos, além de reduzir custos e facilitar a manutenção.

A carroceria também foi pensada para reparos rápidos: painéis externos podem ser removidos e substituídos em poucos minutos, facilitando o acesso aos componentes internos. O projeto é resultado da colaboração entre estudantes da TU Eindhoven, Fontys e Summa – também universidades holandesas.

Segundo a equipe, veículos elétricos estão se tornando cada vez mais difíceis e caros de reparar, devido à integração das baterias ao chassi, à falta de padronização das peças e à escassez de técnicos especializados. “Isso compromete a imagem sustentável dos carros elétricos”, afirma Taco Olmer, gerente da TU/ecomotive.

Com o ARIA, os estudantes querem demonstrar que um carro elétrico sustentável, reparável e viável é possível e esperam influenciar tanto a indústria quanto a União Europeia a estender o Direito ao Reparo aos veículos automóveis de passeio.

Ler o Anterior

Veículos elétricos somam 18,5 milhões e crescem 21% no mundo

Ler o Próximo

São Paulo se aproxima de 1.200 ônibus elétricos em operação

Mais Popular