
EON House concentra estações de recarga e diversos serviços em um só lugar. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
A cidade de São Paulo ganhou um grande centro integrado de mobilidade elétrica: a EON House 1. O espaço, localizado na Praça Anchieta, 420, na Vila Vera, às margens da Rodovia Anchieta, é um hub conceito de mobilidade inteligente e sustentável, e conta com estações de recarga — compatíveis com sistema auto charge —, smart rental de carros elétricos, troca de baterias para motos e bikes elétricas e área de conveniência, entre outras facilidades.
A EON House 1 marca a chegada da EON Grid, nova empresa de energia e mobilidade elétrica no país. Resultado da união de sócios investidores, a empresa já inicia operações com estratégia robusta de capilaridade, unindo pontos próprios, parcerias estratégicas e o conceito de hubs urbanos de recarga.
Em uma área de 1.000 m², a EON House conta com nove carregadores da Autel, sendo dois de 120 kW e cinco de 50 kW, todos em corrente contínua (DC), e dois carregadores de 22 kW em corrente alternada (AC), todos compatíveis com os aplicativos da própria Eon, da Tupi e da BYD Recharge.
Em parceria com a Wali, o espaço disponibiliza um BYD Song Plus para locação sob demanda (por minuto, hora ou diária). Em outra parceria, com a Vammo, o espaço se transforma em um ponto de troca rápida de baterias para as motos elétricas da plataforma.
Além disso, um painel de led de 6 metros, instalado no alto do prédio, exibe em tempo real indicadores ambientais da mobilidade elétrica, como CO2 mitigado, poluentes evitados e equivalência em árvores plantadas, como se fosse um grande placar da descarbonização.
“É mais que um eletroposto. A gente quer construir um ambiente em que o motorista se sinta mais seguro, confortável, que tenha conveniência, tenha acesso à tecnologia, e à inovação não só na jornada de recarga, mas na mobilidade como um todo”, falou Alexandre Miyahara, CEO da EON Grid.

Planos de expansão
Nem bem lançou a primeira EON House, a empresa já planeja a expansão. De acordo com Miyahara, o plano da companhia prevê novos hubs em redes de varejo, shopping centers e aeroportos, além de 100 mini hubs comerciais em estacionamentos corporativos, com carregadores AC e DC. Além de São Paulo, cidades como Curitiba e Brasília também estão no radar da empresa para instalações de hubs de mobilidade em breve.
Com aporte de R$ 1,5 milhão para a estruturação da flagship, o plano inicial considera R$ 15 milhões para a fase 1 do projeto de expansão em mecanismos financeiros locais e internacionais, modelo que será divulgado em detalhes em breve, junto à fase 2 do projeto de capilaridade.
Ainda de acordo com a empresa, os hubs receberão, em breve, laboratórios de soluções last mile, com drones, além de serviços de diagnóstico avançados para veículos elétricos, conveniências e lounges para motoristas e usuários em geral, e painéis de mídia OOH para ativações de marcas.
“Queremos transformar energia em experiência. A EON House é o ponto de encontro entre energia, sustentabilidade e tecnologia em mobilidade urbana, mostrando como as cidades do futuro podem ser mais limpas, eficientes e humanas”, completa Miyahara.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.