Canal VE

Empresas se unem por corredor elétrico para caminhões na Dutra

Aliança é formada por 17 empresas. Foto: Divulgação/Volkswagen

Uma coalizão de dezessete empresas realizou o lançamento do e-Dutra, projeto de corredor verde que busca implantar caminhões elétricos e pontos de recarga ao longo do corredor Rio de Janeiro – São Paulo, passo importante rumo à eletrificação do transporte de carga no país.

Com meta de colocar mil caminhões elétricos em operação diária até 2030, a iniciativa, que conta com apoio do governo federal, deve evitar a emissão de cerca de 75 mil toneladas de CO2, o equivalente a retirar emissões de escapamentos de mais de 16 mil carros.

A iniciativa é liderada por especialistas em transporte limpo e conta com o apoio do governo federal.

De acordo com a Gigantes Elétricos, coalizão de organizações da sociedade civil dedicada a acelerar a eletrificação do transporte de carga no Brasil, o projeto Laneshift e-Dutra mostra o que é possível quando indústria e governo trabalham juntos para superar as barreiras à eletrificação de caminhões. 

“A maior parte do transporte de carga ao longo do corredor Sul–Sudeste do Brasil já opera dentro do alcance dos caminhões elétricos disponíveis atualmente, tornando viável a adoção em larga escala agora”, destaca.

 

Viagem

Na primeira viagem aderindo a essa aliança, o caminhão elétrico e-Delivery da Volkswagen Caminhões e Ônibus – uma das empresas atuantes na aliança – percorreu cerca de 800 quilômetros, de Resende (RJ) a Sorocaba (SP), utilizando exclusivamente os carregadores já existentes ao longo do trajeto. 

O teste teve como objetivo comprovar a viabilidade da rota e mapear as condições atuais da infraestrutura de recarga. Os testes servirão para avaliar o desempenho dos veículos, a eficiência das rotas e os requisitos técnicos para redes de recarga comerciais em larga escala para ajudar a acelerar a implantação de estações de recarga rápidas e confiáveis.

“Estamos comprometidos em desenvolver soluções de transporte sustentável para todos. É por isso que entramos na coalizão como fundadores: para apoiar a construção de uma mobilidade mais inteligente para as próximas gerações”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Além da VWCO e do Grupo Traton, o projeto conta com a participação de instituições como Smart Freight Centre, CALSTART, The Climate Pledge, C40 Cities, World Business Council for Sustainable Development, International Council for Clean Transportation e WRI Brasil. 

 

Ler o Anterior

Nissan inicia segunda fase de projeto de manutenção de VEs

Mais Popular