VEs demandam atenção maior no seguro. Foto: Freepik
O mercado de seguros automotivos recebe influência direta do avanço da eletromobilidade no Brasil. O aumento da frota de veículos eletrificados traz novos desafios na hora da contratação do seguro. Mesmo com as coberturas tradicionais, como proteção contra colisão, roubo, furto e eventos climáticos, os carros elétricos e híbridos exigem garantias mais específicas, em razão da complexidade tecnológica e dos sistemas de alta voltagem, característicos desse tipo de motorização.
Entre as coberturas consideradas essenciais estão a proteção para cabos e equipamentos de recarga, assistência em casos de falhas elétricas, transporte até pontos de carregamento e atendimento em oficinas especializadas, aptas a realizar reparos em baterias e componentes eletrônicos.
Mercado de seguros acompanha evolução da frota
Esse cenário ocorre paralelamente à expansão do próprio setor de seguros. Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicam que o segmento cresceu 6,39% entre janeiro e novembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
2025 foi também o ano de consolidação da mobilidade elétrica no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 224 mil novos VEs foram emplacados no ano passado. Em janeiro de 2026, foram quase 24 mil novas vendas de eletrificados leves, o que representa um total de 15% do mercado automotivo nacional.
“Os carros elétricos e híbridos possuem componentes de alto valor agregado, especialmente as baterias e os sistemas eletrônicos. O seguro auto precisa estar adequado a essa realidade, garantindo cobertura compatível com a complexidade do veículo”, avalia Alessandra Monteiro, Diretora Técnica da Corretora de Seguros Bancorbrás.
Segundo a executiva, o crescimento expressivo das vendas já se reflete na busca por proteção especializada. “À medida que esses modelos deixam de ser nicho e ganham participação relevante no mercado, aumenta também a preocupação do motorista em proteger o investimento. Uma apólice estruturada assegura assistência técnica adequada e reduz riscos financeiros em caso de sinistro”, explica.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.