
Felipe Drugovich será piloto da Andretti, na Fórmula E. Foto: Divulgação/Andretti.
O piloto brasileiro Felipe Drugovich disse que tem o interesse de se transformar em um embaixador da mobilidade elétrica no Brasil, após selar a sua saída da Aston Martin, na Fórmula 1, para ingressar na equipe Andretti Global, da Fórmula E.
“Pode ser interessante para todos trazer um pouco da cultura do carro elétrico. Pra cidade, ele é perfeito. Nas corridas, também é um carro muito esperto de se guiar. Então, eu gostaria de ser um embaixador da mobilidade elétrica no Brasil”, falou Drugovich ao Canal VE, durante encontro online com jornalistas do mundo todo.
A chegada de Drugovich à Fórmula E acontece em um momento de expansão da mobilidade elétrica no Brasil. Segundo estimativas da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de veículos eletrificados (elétricos e híbridos) no Brasil deve superar a marca de 200 mil emplacamentos apenas em 2025.
Se os consumidores brasileiros já estão conhecendo mais a eletrificação nas ruas, ter mais um piloto brasileiro — ao lado de Lucas Di Grassi — na principal categoria elétrica do automobilismo mundial, também favorece o mercado. “Quero, sim, explorar a categoria e ter certa força com isso, transmitindo a cultura do carro elétrico para o Brasil”, falou.
Holofotes no brasileiro
Desde que foi campeão da Fórmula 2, em 2022, quando acertou um contrato para ser piloto reserva da Aston Martin, o brasileiro viveu cercado de expectativas para assumir um posto na principal categoria do automobilismo mundial, mas isso não se concretizou. Agora, ele vê a mudança para a Fórmula E, uma categoria exclusiva para carros 100% elétricos, como algo natural.
“Tudo o que fiz na Fórmula 1 foi positivo para mim. Não tenho mágoas de nada. E agora quero aprender o máximo possível com essa oportunidade, desenvolver o carro neste ano para chegar mais longe no ano que vem, com o carro da nova geração [Gen4]. Venho com a mente aberta e feliz por ter um calendário completo, em uma equipe que me fez sentir em casa”, falou o brasileiro. “Estou focado, motivado, e com o objetivo de permanecer muito tempo aqui”, completou.
Estreia em São Paulo
Drugovich também comentou sobre a expectativa de estrear definitivamente na Fórmula E no Brasil, no E-Prix São Paulo. “Eu fico muito feliz de ter um fim de semana de corrida em casa. Venho almejando isso há muito tempo”, contou.
Para ver Felipe Drugovich em ação, a torcida já pode garantir os ingressos da etapa marcada para o dia 6 de dezembro de 2025, no circuito montado no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos estão disponíveis exclusivamente pela plataforma Fever.
Mas é preciso acelerar para garantir as melhores condições. O primeiro lote de ingressos, com preços iniciais de R$ 149,40, se encerra em 30 de setembro. A partir do dia 1º de outubro de 2025 entrará em vigor o segundo lote, com preços reajustados e disponibilidade limitada.
Para garantir um desconto especial para o evento, o Canal VE tem um cupom exclusivo, que deve ser aplicado no momento da compra na bilheteria oficial. O cupom é FEBR12CVE10, e oferece 10% de desconto nos ingressos da categoria inteira para as arquibancadas do Sambódromo.
O cupom pode ser usado quantas vezes quiser, e o ingresso dá acesso ao setor escolhido na arquibancada, além do acesso às áreas do Fan Village, durante todo o evento, e também ao show, após a corrida. O line-up ainda será confirmado pela organização.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.