
Motoristas de carros elétricos podem ter benefícios de sustentabilidade aliados a retorno financeiro. Foto: Divulgação/IturanMob.
A IturanMob acaba de lançar uma solução que converte a economia de emissões de carbono em retorno financeiro, em forma semelhante a cashback, para motoristas de veículos elétricos. Na fase de testes, motoristas parceiros da 99, por exemplo, receberam até R$ 200 por mês com a conversão e as vendas de créditos de carbono.
O sistema, que é validado e auditado pela KPMG Brasil, utiliza Inteligência Artificial e Blockchain para monitorar, certificar e comercializar créditos de carbono, com benefício extra para o usuário de VE.
A tecnologia da IturanMob mensura em tempo real, por meio de um dispositivo IoT (Internet das Coisas), a quantidade de redução de emissões de carbono durante cada viagem, com base na condução do motorista. Os dados são enviados para um Data Hub, que os disponibiliza para a API das certificadoras, como a BVM12 (Bolsa Verde de Manaus), responsável por transformar as emissões evitadas em créditos de carbono comercializáveis. Assim, empresas que buscam compensação ambiental podem adquiri-los, enquanto motoristas parceiros recebem um valor em reais diretamente em suas contas.
“Nossa tecnologia oferece um método preciso e confiável de monitoramento de quanto aquele carro deixou de poluir. A análise considera a rotina e condução de cada motorista e, com isso, os créditos são tokenizados na BVM12 e adquiridos por empresas que compram e revendem carbono não emitido”, afirma Paulo Henrique Andrade, CEO da IturanMob.

Benefício para frotas empresariais ou indivíduos
A solução de créditos de carbono já está beneficiando motoristas parceiros da 99, que atuam no transporte individual de passageiros com veículos elétricos. A parceria entre Ituran, 99, BVM12 e Osten Group possibilitou retornos de até R$ 200 reais mensais com a conversão e a venda de créditos.
A tecnologia, que já está disponível para frotas empresariais, poderá ser adotada, em breve, por proprietários individuais de veículos elétricos, tornando-se uma opção atrativa para o varejo e também para quem deseja aliar a sustentabilidade proporcionada pela mobilidade elétrica com retorno financeiro.
Segundo a empresa, para a utilização do recurso é necessário a instalação do dispositivo IoT da IturanMob no VE. No mesmo dispositivo instalado, ainda é possível ter o acesso aos serviços já conhecidos de recuperação veicular, conectividade em tempo real e leitura dos dados da telemetria do veículo, além de integração com o sistema EV-Plan, solução lançada pela Ituran em fevereiro deste ano para todos os produtos da empresa.
Com a solução EV-Plan, é possível planejar trajetos inteligentes de carregamento, monitorar a bateria em tempo real e receber ativamente alertas sobre status, consumo e recarga, melhorando a eficiência dos motoristas de veículos elétricos.
“Conseguimos unir inovação e impacto ambiental positivo. Cada quilômetro rodado com um veículo elétrico passa a ser mais do que uma alternativa sustentável, mas também um benefício direto para o motorista. Estamos criando um ecossistema onde a mobilidade elétrica se torna ainda mais viável e acessível”, destaca Andrade.
Como obter a tecnologia IturanMob?
Para obter a solução que converte a economia de emissões de carbono em dinheiro, é preciso instalar o software da IturanMob.
Os motoristas da 99 já podem fazer a instalação do software por meio do portal da própria plataforma. No varejo, é possível adquirir a solução no site da Ituran. Além disso, a empresa terá parcerias homologadas com algumas montadoras presentes no Brasil, como a BYD.
A IturanMob é uma joint-venture entre a Ituran, líder mundial em monitoramento veícular e gestão inteligente de frotas, e a MobLab, uma startup de mobilidade urbana e tecnologia de automação aplicada em veículos por todo território nacional.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.