
Estudo contou com quase 2,5 mil líderes de energia de empresas médias e grandes de oito países. Foto: Freepik
A demanda global por energia elétrica deve dobrar nos próximos 25 anos, de acordo com o estudo “How can soaring energy demand drive lasting prosperity?“, produzido pela EY. De acordo com a pesquisa, 80% dos entrevistados consideram que o consumo de eletricidade por suas empresas deve aumentar nos próximos três anos.
Entre os principais motivos para a alta demanda estão novos equipamentos pelas empresas, com 44% das respostas, veículos elétricos (43%), data centers (39%) e uso da inteligência artificial (38%).
O estudo contou com quase 2,5 mil líderes de energia de empresas médias e grandes de oito países (Austrália, Alemanha, Malásia, Canadá, Irlanda, Suécia, Reino Unido e EUA), de diversos setores, como construção civil; governo, educação e saúde; TI; manufatura; recursos naturais e mineração; varejo e transporte; e serviços diversos, como financeiros, imobiliários e voltados para entretenimento.
Custos com energia
À medida que cresce a demanda energética, maiores ficam as necessidades de investimento na infraestrutura, que deverá ser repassado – ao menos em parte – aos consumidores. Por isso, manter o gasto com energia sob controle é uma preocupação comum entre os entrevistados, de acordo com a EY, citando que 71% das empresas tem estratégias para otimizar esse custo.
Já 74% dos entrevistados consideram que os fornecedores tradicionais de energia não são mais suficientes para suprir a demanda, enquanto 64% avaliam que a instabilidade e o crescimento dos custos de energia já estão impactando a competitividade e a rentabilidade dos seus negócios.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.