Canal VE

Consumidor brasileiro enxerga carro elétrico como o futuro

Dois carros carregando

Eletrificação avança rapidamente no mundo todo. Foto: Divulgação/FreePik

Uma pesquisa de abrangência nacional conduzida pela YouGov apontou que 61% dos brasileiros veem os veículos elétricos como o caminho natural da indústria automotiva, mesmo que, somente 3% da população seja proprietária de um automóvel desse tipo. O levantamento aponta que a imagem do carro elétrico entre os consumidores é positiva e cria oportunidades para montadoras e companhias de mobilidade interessadas em expandir seus mercados no segmento da eletrificação.

Entre os motoristas, ainda predominam os automóveis flex abastecidos com etanol (28%) e os movidos a diesel (10%), opções que evidenciam uma migração progressiva para soluções mais sustentáveis. Outro ponto de destaque é que o brasileiro continua pautando sua escolha principalmente pelos custos de uso. Para 64% dos entrevistados, o consumo de combustível é o critério mais importante na hora de adquirir um veículo novo. Esse cenário indica que preço acessível e gastos menores são aspectos fundamentais para a expansão dos elétricos no país.

 

Economia e sustentabilidade

“O brasileiro já acredita na mobilidade elétrica, mas ainda precisa sentir que essa transformação cabe no bolso e no cotidiano”, afirma David Eastman, diretor-geral da YouGov no Brasil. Segundo ele, “as marcas que entenderem isso e comunicarem valor de forma inteligente sairão na frente”. Ele acrescenta: “Com a COP30 acontecendo no país, há um simbolismo adicional: é o momento ideal para que a indústria mostre que inovação e sustentabilidade podem andar lado a lado”.

O levantamento mostra que a mudança de mentalidade já está em curso. A avaliação favorável dos carros elétricos, aliada ao aumento da consciência ambiental e à ampliação da oferta desses modelos no mercado nacional, forma um ambiente favorável para novos investimentos, ações de educação do consumidor e parcerias público-privadas voltadas à infraestrutura de recarga, benefícios fiscais e iniciativas como test drives ou modelos de assinatura.

“As empresas do setor automotivo que estiverem atentas a esse comportamento, o desafio é transformar convicção em consumo, e o otimismo em um novo mercado”, conclui Eastman.

 

Como o levantamento é feito?

A plataforma YouGov Profiles utiliza informações coletadas diariamente por meio de pesquisas contínuas, reunindo uma base sólida com mais de 70 mil brasileiros – número que pode variar conforme o país analisado. 

Os dados do Profiles Brasil têm representatividade nacional e passam por ponderações criteriosas de idade, gênero e região, o que aumenta a confiabilidade e a precisão das análises.

Ler o Anterior

BYD ultrapassa 200 mil veículos eletrificados emplacados no Brasil

Mais Popular