Cerimônia de assinatura do financiamento foi realizada nesta sexta-feira (31) na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Foto: Divulgação/Agência BNDES
Todo novo veículo da Volkswagen desenvolvido na América do Sul terá uma versão eletrificada a partir de 2026. A informação foi divulgada pelo presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, durante cerimônia de assinatura do novo financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para impulsionar novas tecnologias de eletrificação da marca.
Como forma de aumentar o portfólio de eletrificados, a montadora pretende investir na era da eletrificação, oferecendo novos modelos de elétricos e híbridos em todas as modalidades – híbridos, híbridos leves e plug-in.
“A partir de 2026, todo novo Volkswagen desenvolvido pela nossa Engenharia e fabricado na Região América do Sul será eletrificado. […] Teremos uma solução completa, democratizando a eletrificação e o acesso a tecnologias avançadas de segurança, conectividade e inteligência artificial”, destacou Possobom.
Aporte bilionário
Como aporte para cumprir essa meta, o BNDES aprovou financiamento no valor total de R$ 2,3 bilhões para a Volkswagen do Brasil impulsionar as exportações e o desenvolvimento de novas tecnologias de eletrificação em seu portfólio, com foco na estreia dos modelos híbridos em todas as suas modalidades.
Além de impulsionar o desenvolvimento do portfólio híbrido da Volkswagen, a linha de crédito BNDES Mais Inovação também dará apoio ao desenvolvimento de projetos de Engenharia da marca baseados em tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance Systems, ou sistemas avançados de assistência ao condutor) e conectividade (infotainment). O objetivo é democratizar o acesso a tecnologias avançadas de segurança e melhorar cada vez mais a experiência do cliente.
“Uma indústria mais inovadora, capaz de desenvolver tecnologias aliadas à descarbonização no setor automotivo é uma indústria que olha para o futuro. E o futuro é a transição energética”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
A cerimônia de assinatura do financiamento foi realizada em 31 de outubro de 2025 na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O evento contou com as presenças do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; do chairman executivo da Volkswagen para a Região América do Sul, Alexander Seitz; do presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, demais autoridades, colaboradores e parceiros de negócios.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.