Canal VE

CATL terá produção em massa de bateria de sódio com a Changan

Changan Nevo A06 é visto coberto por neve em frente a painel azul

Changan Nevo A06 tem bateria de íons de sódio. Foto: Divulgação/Changan.

A Changan e a CATL vêm avançando numa estratégia contínua para a viabilização de baterias de sódio nos veículos de motorização elétrica. A montadora, inclusive, anunciou o  Nevo A06, primeiro veículo do mundo produzido em massa com bateria de íon-sódio.

A ideia do trabalho mútuo entre as empresas é aproveitar esses avanços principalmente em locais de temperatura mais baixa, uma vez que a bateria de sódio consegue manter maior parte de sua capacidade e potência em condições mais rigorosas. De acordo com a CATL, as baterias de íon-sódio devem ter uma escala ampliada a partir deste ano na China — país referência em mobilidade elétrica — em veículos de passageiros e comerciais, sistemas de troca de baterias e armazenamento de energia. Além disso, este tipo de bateria também tem mantido maior estabilidade de custos.

Ainda segundo a companhia, com o avanço da produção de baterias de íon-sódio, os veículos elétricos deverão alcançar uma autonomia média de 500 km, podendo chegar a 600 km. Já os híbridos com autonomia estendida têm potencial para percorrer mais de 300 km, chegando possivelmente a 400 km.

 

Testes com a bateria 

De acordo com a Changan, testes intensivos em condições de inverno realizados em Yakeshi (China) demonstraram um bom desempenho da bateria, atendendo os requisitos de autonomia, funcionamento em temperaturas extremamente baixas, segurança e eficiência de descarga. Os resultados mostraram que, a -30 °C, a potência de descarga do veículo é quase três vezes superior à de baterias tradicionais de lítio-ferro-fosfato (LFP) com a mesma capacidade. Além disso, a bateria conserva mais de 90% de sua capacidade a -40 °C e continua operando de maneira estável em temperaturas extremas de -50 °C.

 

Características do Nevo A06

O Changan Nevo A06 é equipado com a bateria de íon-sódio CATL Naxtra, de 45 kWh, que oferece mais de 400 km de autonomia, segundo a marca. A capacidade é a mesma da primeira bateria de sódio lançada recentemente pela CATL para veículos comerciais leves, com densidade de até 175 Wh/kg por célula.

Ler o Anterior

Eletrificados representam 15% do mercado brasileiro em janeiro

Ler o Próximo

Eletra entrega primeiros ônibus articulados elétricos de São Paulo

Mais Popular

Overview de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.