Canal VE

24 de abril de 2024

Cascavel finaliza acordo para a aquisição de 15 ônibus elétricos

Ônibus elétrico circulando na cidade de Cascavel (PR)

Cascavel terá 13 ônibus de modelo padron e dois articulados da Higer, que devem ser entregues nos próximos meses. Foto: Divulgação/Prefeitura de Cascavel

A Prefeitura de Cascavel finalizou a licitação para a compra de 15 ônibus elétricos da marca Higer. De acordo com o prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos, a ordem de compra já foi feita, e os ônibus serão entregues nos próximos meses.

“Um dia histórico porque nós tomamos uma decisão, os ônibus já estão licitados. Nós já fizemos a ordem de compra, e nos próximos meses vamos receber essa ferramenta extraordinária que traz conforto, segurança e economia para o usuário do sistema”, destaca o prefeito.

A cidade contará com 13 unidades do modelo Azure A12 BR padron. O ônibus possui autonomia de 270 km e capacidade para até 85 passageiros. As outras duas unidades serão do modelo Azure 18BR, articulado, com comprimento de 18 metros e capacidade de 154 passageiros. O veículo ainda tem autonomia de 270 km e tempo de recarga de 4 horas, além do baixo custo de manutenção.

Esses modelos contam ainda com sua própria infraestrutura de carregamento rápido CCS2 ou GBT, possibilitando uma carga completa em menos de quatro horas. 

“Esse é um marco para a eletromobilidade no País. Ficamos felizes em entregar à Cascavel toda a tecnologia, inovação e eficiência da Higer Bus e contribuir com um transporte muito mais eficiente e limpo”, comemora Marcelo Barella, diretor da Higer na América Latina.

Ônibus elétrico estacionado para exposição
O modelo Azure conta com piso total baixo (Low Floor) sem degraus e com rampa para cadeira de rodas. Divulgação/Prefeitura de Cascavel

Transporte eletrificado no Paraná

O Paraná é um dos estados mais adiantados quando o assunto é mobilidade elétrica no transporte coletivo. Além de Cascavel, Curitiba já havia anunciado a compra de 70 ônibus elétricos, com um investimento de R$ 200 milhões, com a previsão de entrar em circulação em 2024.

Para a definição dos ônibus que serão adquiridos pela cidade, Curitiba está realizando uma série de testes com diversas marcas.

Entre essas marcas está a Eletra, que começou a participar desse período de avaliação em 18 de maio de 2023. O veículo testado é o modelo padron, com 12,1m de comprimento, autonomia de 250 km e velocidade máxima de 60 km/h. 

A Eletra é uma empresa nacional, com sede em São Bernardo do Campo (SP), e que tem o objetivo de ser a maior montadora de ônibus elétricos da América Latina e contribuir para a mobilidade elétrica no Brasil.

Entre as marcas testadas, além da Eletra, estão: Volvo, Mercedes, BYD e Higer.

Ler o Anterior

Projeto Shell Recharge inaugura mais um eletroposto em Franca

Ler o Próximo

Carreata em São Paulo celebrará o Dia da Mobilidade Elétrica

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular