O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes: Foto: Leo Martins/Fenabrave
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinou, nesta quarta-feira, 21 de setembro de 2022, um termo de autorização para implementação de políticas para o incentivo do uso de carros elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio.
A ideia é abrir mão de 50% do valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que o município tem direito para incentivar a transição energética da mobilidade. Os outros 50% do valor do IPVA continuam sendo recolhidos pelo Estado.
“A prefeitura de São Paulo está abrindo mão de sua cota do IPVA para veículos elétricos. Pessoas que adquirirem veículos elétricos na cidade de São Paulo, e que os emplacarem aqui, terão direito ao desconto da parte que caberia ao município”, disse Nunes, na abertura do 30º Congresso e Expo Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), realizado na capital paulista.
“É uma ação concreta. Aprovamos uma lei na qual a prefeitura devolve até R$ 3.300 ao cidadão. Então, a prefeitura praticamente paga para a pessoa comprar um carro elétrico. Acho que esse é um incentivo real e prático para que a gente incentive a utilização de veículos elétricos e a descarbonização tão falada nos dias atuais”, completou.
Incentivos à mobilidade elétrica
Desde 2014 a prefeitura de São Paulo já oferecia benefícios para proprietários de veículos eletrificados, mas apenas para aqueles carros com valores abaixo de R$ 150 mil. Agora, todos os proprietários de carros terão direito ao desconto, independentemente do valor do veículo.
Ainda durante o evento na capital paulista, o prefeito Ricardo Nunes disse que tem o objetivo de promover ações de incentivo ao uso de veículos de energia limpa no transporte da cidade. A meta é substituir, a partir de 2024, 30% da frota de ônibus a combustão por ônibus elétricos na cidade.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.