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Carros elétricos avançam no Brasil, mas ainda há obstáculos

Quatro carregadores para recarga de veículos elétricos

País tem mais de 300 mil eletrificados em circulação. Foto: Shutterstock

O Brasil superou no primeiro semestre de 2025 a marca de 300 mil veículos eletrificados em circulação, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Apesar do crescimento de 91% em relação ao mesmo período de 2024, os eletrificados ainda representam menos de 1% da frota nacional, sinalizando desafios nesse avanço.

A cobertura reduzida de infraestrutura de recarga em rodovias, concentrada ainda nas regiões Sudeste e Sul do país, desestimula o uso em viagens mais longas. Para Bernardo Durieux, CEO da VoltBras, empresa referência em soluções tecnológicas para a gestão de estações de recarga, isso reforça a ideia de que o carro elétrico é uma alternativa viável apenas nos grandes centros. 

“A infraestrutura vem crescendo, mas de forma desigual. A ausência de pontos em rodovias ainda limita a confiança do consumidor e restringe o uso mais amplo do veículo”, afirma.

O setor privado é quem vem desempenhando um papel relevante na formação do ecossistema e no avanço da eletromobilidade para enfrentar esses desafios. A demanda crescente por soluções tecnológicas para operação de pontos de recarga, integração entre sistemas e modelos de negócio sustentáveis tem impulsionado startups, investidores e grandes empresas a atuar no segmento. “Existe capital disponível e interesse no setor, mas ainda falta clareza regulatória para destravar esse potencial”, pontua o especialista.

 

Desinformação e ausência de políticas públicas

A falta de informação clara também aparece como obstáculo. Mitos sobre autonomia, necessidade de recarga constante ou desgaste precoce das baterias ainda geram receio entre possíveis compradores. 

Para Durieux, a experiência prática tem sido essencial para derrubar essas barreiras. “O brasileiro ainda tem dúvidas básicas sobre o carro elétrico. Mas quem testa o modelo dificilmente volta atrás. É uma barreira que pode ser superada com educação e experiência prática”, diz.

Outro ponto apontado por especialistas é o ambiente regulatório. Embora existam incentivos pontuais, como a isenção de IPVA em alguns estados, o país ainda carece de uma estratégia nacional que integre os diferentes entes da federação e estabeleça metas claras.

O CEO da Voltbras reforça que para vencer esses obstáculos é preciso ir além dos incentivos fiscais e que a regulação precisa oferecer segurança jurídica, padronização técnica e metas claras, especialmente para frotas públicas e empresariais.

 

Impactos positivos no meio ambiente

Os benefícios da eletrificação vão além da mobilidade. Veículos elétricos são silenciosos, não emitem poluentes locais e contribuem diretamente para a melhora da qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas densas. No Brasil, o impacto ambiental positivo é potencializado pela matriz energética limpa – mais de 80% da eletricidade gerada no país vem de fontes renováveis, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Esses benefícios são reconhecidos pelos brasileiros. Uma pesquisa da McKinsey & Company aponta que mais de 60% dos brasileiros consideram adquirir um veículo elétrico nos próximos anos. 

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