Fase de testes deve se intensificar ainda mais em 2026. Foto: Divulgação / Eve Air Mobility
Um protótipo de eVTOL – aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical, também chamado de carro voador – realizou com sucesso seu primeiro voo experimental em Gavião Peixoto, no Interior de São Paulo, na unidade da Embraer. O teste ocorreu no último dia 19 de dezembro e consistiu numa decolagem e aterrissagem vertical da aeronave.
O veículo esteve no ar por cerca de um minuto e foi pilotado remotamente. Assim, o teste bem sucedido representa o início de uma campanha que visa certificar essa tecnologia para transporte de passegeiros em curtas distâncias no Brasil nos próximos anos.
Projeção de uso
O protótipo de eVTOL desenvolvido pela Eve Air Mobility, empresa controlada pela Embraer, realizou um voo sem tripulação que consistiu em elevar-se verticalmente e pairar por um curto período, demonstrando a integração de sistemas centrais como controles fly-by-wire e propulsão elétrica.
Esse primeiro ensaio é visto pela empresa como um passo importante para iniciar uma série de testes que se estenderão ao longo de 2026, com a expectativa de progressão para voos mais complexos e a criação de dados essenciais para a certificação futura do modelo.
“Este voo valida nosso plano, que foi executado com precisão para entregar a melhor solução para o mercado. Conseguimos capturar dados de alta fidelidade que nos permitirão avançar com segurança e confiança rumo à certificação”, celebra Johann Bordais, CEO da Eve.

Utilização do carro voador
O eVTOL – sigla em inglês para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical – é projetado para operar em rotas curtas, conectando áreas urbanas e cidades vizinhas com mais agilidade e menor impacto ambiental em comparação aos veículos convencionais e helicópteros.
A proposta é que esses carros voadores possam realizar deslocamentos de acordo com a rotina das pessoas, reduzindo eventuais congestionamentos e tempos de viagem.
O projeto conta com capacidade estimada para transportar até quatro passageiros e um piloto na versão final, seguindo um cronograma de desenvolvimento que inclui a construção de múltiplos protótipos e a colaboração com autoridades de aviação. A princípio, o plano é iniciar as operações comerciais do carro voador a partir de 2027.
“Aplicamos nossas leis de controle, verificamos a integração dos oito propulsores e avaliamos o gerenciamento de energia, a resposta dinâmica da aeronave e o nível de ruído”, explica Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve.
“O protótipo se comportou conforme previsto por nossos modelos. Com esses dados, expandiremos o envelope de voo e avançaremos rumo à transição para o voo com asas de forma disciplinada, aumentando gradativamente para centenas de voos ao longo de 2026 e adquirindo o conhecimento necessário para a certificação de tipo”, completa.
Certificação para uso da aeronave
A validação oficial da aeronave demanda um rigoroso programa de testes de voo e certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A Eve pretende ampliar a campanha de testes com mais voos no próximo ano, buscando coletar informações que sustentem essa aprovação.
Além disso, para que o Brasil tenha uma rede consolidada desse tipo de transporte, é preciso pensar em infraestrutura, confiabilidade da população nos sistemas das aeronaves e adequação da mobilidade urbana. “Este voo dá ao produto um sinal verde claro para avançar no que importa para os operadores: confiabilidade, eficiência e simplicidade”, destaca Jorge Bittercourt, diretor de produtos da Eve.
“Validamos elementos críticos, desde a arquitetura do nosso elevador até a mecânica de voo da aeronave, e agora entramos na fase de testes de voo, com o objetivo de aprimorar a maturidade do produto”, finaliza.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.