Carros elétricos usados podem ser uma boa opção. Foto: Envato/Elements.
A maior procura por carros elétricos novos no Brasil faz aumentar também a disponibilidade de carros elétricos seminovos no mercado. E se a maior concorrência gerada pela variedade de novos modelos provocou uma queda nos preços dos carros 0 km, o mercado de usados também abriu o leque de opções, e hoje é possível encontrar veículos movidos totalmente a bateria por menos de R$ 100 mil nas revendedoras.
Os carros mais novos também estão caindo no mercado de segunda mão, e mais veículos premium de marcas favoritas estão ganhando espaço nas concessionárias de usados.
Mas comprar um carro elétrico usado vale a pena? A resposta pode ser sim, mas é preciso ter algumas informações importantes antes de fechar o negócio.
Neste artigo, vamos explicar o passo a passo para acertar na compra de um veículo elétrico usado ou seminovo e aproveitar todos os benefícios da eletrificação.
O que verificar?
Antes de mais nada, o consumidor precisa se atentar que a experiência de comprar um carro elétrico seminovo pode até ser semelhante à da compra de um carro a combustão seminovo, no que diz respeito ao processo de escolha e também ao da finalização do negócio, como a documentação, por exemplo.
No entanto, um BEV tem características próprias e, por isso mesmo, precisa de um “atestado de saúde” antes de ser levado para a garagem. A manutenção de um carro elétrico é mais econômica e menos trabalhosa que a de um carro a combustão, mas é preciso ter a garantia de que essas manutenções preventivas foram realizadas com sucesso pelo antigo proprietário.
A boa condição do conjunto de baterias e dos cabos, além dos desgastes dos pneus, da suspensão e dos freios, entre outros itens, são fundamentais para que o motorista não se arrependa dias depois. Confira a seguir a lista do que verificar em um elétrico seminovo.
Saúde da bateria e dos cabos
Um dos itens mais importantes na hora de verificar a conservação de um carro elétrico seminovo é o estado da bateria e o seu real alcance com o passar do tempo. A bateria de um carro elétrico tende a perder cerca de 2% da capacidade por ano, por isso, é importante verificar a autonomia no painel e compará-la com o valor declarado pelo fabricante.
Ao fazer as contas, certifique-se de que o vendedor carregou totalmente a bateria do carro para obter a melhor impressão sobre a saúde da bateria. Se possível, utilize o carro por um determinado percurso para conferir o consumo da energia.
Também é importante verificar a situação das portas de carregamento e o cabo de alimentação que pode ser oferecido junto com o carro. Qualquer sinal de desgaste pode representar perigo de choque elétrico.
Se o motorista estiver ingressando no mundo dos elétricos, é importante aprender como carregar um VE de forma segura, e experimentar fazer uma recarga para verificar se existe algum tipo de problema antes de efetuar a compra em definitivo.
Freios
Por falar em bateria, outro item indispensável para verificação em um carro elétrico é o sistema de freios. Não apenas pela segurança do motorista e dos ocupantes, mas para a regeneração da energia nas frenagens. Os carros elétricos possuem o Kers (Kinetic Energy Recovery System, ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética, em português), que, como o nome diz, consegue recuperar parte da energia cinética gerada durante uma frenagem e armazená-la para uso posterior.
Com o Kers, os freios de fricção não precisam trabalhar tanto quanto num carro a combustão, por exemplo. Assim, se os freios estiverem gastos, furados ou com riscos, por exemplo, pode ser um indício de que o antigo dono não fez um bom uso do carro. Vale destacar, porém, que devido à falta de uso mais constante, os freios de fricção tendem a corroer com o tempo. Por isso, a manutenção preventiva em cada roda é indicada.
Pneus
Ao verificar os pneus, certifique-se que o modelo utilizado é próprio para veículos elétricos. Os modelos mais novos já são equipados com pneus com a classificação correta, mas, dependendo da quilometragem do carro, os pneus podem ter sido trocados — e uma opção mais econômica do antigo proprietário pode representar dor de cabeça no futuro.
Os pneus próprios para veículos elétricos têm uma composição mais robusta, que reduz a resistência ao rolamento e aumenta a autonomia. Além disso, os pneus têm menos desgaste em relação ao peso do carro elétrico, maior que o dos carros a combustão por causa do conjunto de baterias.
Suspensão
Ao realizar o test-drive com o carro, fique atento a quaisquer batidas ou ruídos da suspensão. Sons incomuns provenientes das molas e dos amortecedores são sinais de alerta. Lembre-se de que os carros elétricos são mais pesados, por isso, os componentes da suspensão geralmente trabalham mais do que um equivalente com motor a combustão. Se possível, leia atentamente os relatórios das manutenções preventivas.
Motor elétrico
O conjunto do motor elétrico é consideravelmente menor que o de um motor a combustão. Isso acontece porque os motores elétricos têm menos componentes que os térmicos. Itens como correias, velas, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, caixa de câmbio e escapamento, entre outros, simplesmente não fazem parte do conjunto dos VEs.
Mas o motor elétrico exige cuidados especiais para evitar acidentes, mesmo com o carro desligado. Por isso, o ideal é levar o veículo a uma concessionária da própria marca ou oficinas especializadas em motores elétricos para realizar uma revisão, em especial dos cabos e conexões do motor.
Alta quilometragem
Não se engane pela alta quilometragem de um carro elétrico. Ele pode percorrer longas distâncias e ainda assim permanecer em excelentes condições para o próximo proprietário. Há exemplos de veículos com mais de 500 mil km rodados sem perda substancial da eficiência. Por isso, é sempre importante ter em mãos os relatórios das manutenções preventivas, que garantem uma vida útil maior ao veículo. Vale lembrar que os carros elétricos costumam ter uma garantia para o carro e outra para a bateria.
Luzes do carro
Muitos carros elétricos possuem faróis de led nas áreas externas. Verifique vestígios de entrada de água, como rachaduras ou condensação após o farol ser desligado.
Confira também as luzes do painel. Se houver qualquer sinal de alerta ligado, pode ser um presságio para não efetuar a compra.
Vantagens e desvantagens de um carro elétrico usado
Como todo carro usado ou seminovo, o veículo pode apresentar problemas ou vícios pela falta de manutenção adequada pelo antigo proprietário. No entanto, pode ser uma excelente opção para aquele usuário que quer conhecer a eletrificação, com um preço mais acessível do que o de um novo, muitas vezes similar ao de um carro a combustão, mas com mais tecnologia embarcada, e com muitos anos de uso pela frente, sem perder a eficiência.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.