
BYD Shark garante energia para equipamentos eletrônicos. Foto: Divulgação/BYD.
As fortes chuvas registradas nesta segunda-feira, 22 de setembro de 2025, deixaram milhares de residências e estabelecimentos comerciais sem energia elétrica no Estado de São Paulo. No entanto, quem possui carro elétrico ou híbrido plug-in pode amenizar os estragos causados pela interrupção no fornecimento de energia elétrica por meio da própria bateria do veículo, que fornece energia para dispositivos eletrônicos externos, ou até mesmo para a residência.
Trata-se da tecnologia V2L (Vehicle to Load), que garante energia para um aparelho elétrico conectado, como geladeira, TV, microondas, etc. Por meio de um adaptador ou de um cabo próprio, conectado diretamente à saída do carro, é possível garantir o funcionamento de equipamentos essenciais. Mas atenção: o carro precisa ter a tecnologia embarcada.

Como funciona o V2L?
O sistema V2L converte a corrente contínua (DC) da bateria do veículo para corrente alternada (AC), que alimenta os equipamentos elétricos
“Basicamente, o carro elétrico ou híbrido plug-in se transforma em um power bank móvel”, diz Marcos Nogueira, sócio e co-fundador da GreenV, empresa brasileira focada em eletromobilidade e fornecedora oficial do cabo V2L para a GWM no Brasil.
O acessório possui um cabo de 5 metros de comprimento com uma régua com três tomadas no padrão brasileiro (3 pinos), estando apto a fornecer energia para até três equipamentos simultâneos em 220 V, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de 3.300 W — potência suficiente para alimentar uma geladeira, cargas de iluminação e equipamentos eletrônicos simultaneamente.
No caso de um Haval PHEV19, a bateria (19 kWh) fornece energia por até 5h30 em sua potência máxima de uso. Já para o Haval PHEV34 ou GT, ambos com baterias de 34 kWh de capacidade, o fornecimento é de até 10 horas.

Outros veículos podem oferecer tomadas já embarcadas, facilitando a experiência dos usuários. É o caso da picape BYD Shark, que disponibiliza tomadas no padrão brasileiro na caçamba, por exemplo, garantindo energia extra em qualquer ambiente.
Energia para a residência
Há também a tecnologia V2H (Vehicle to Home), que permite abastecer a casa em momentos de apagões, ou mesmo em horários de pico, gerando economia nas tarifas praticadas durante os períodos de alta demanda.
Para que isso aconteça, é preciso fazer a instalação de um sistema próprio, com carregador bidirecional, e um painel de transferência, semelhante aos usados em sistemas de energia solar híbridos ou geradores diesel.
O painel permite que a casa seja desconectada da rede elétrica em momentos de interrupção no fornecimento para ser conectada ao carro. Assim, o veículo pode ser usado como fornecedor de energia para todos os circuitos da casa.
“Com a tecnologia V2H, é possível fazer uma gestão de energia da casa, especialmente nos horários de pico do consumo”, conta Nogueira.

Energia para a rede
Já o V2G (Vehicle to Grid) possibilita o envio da energia armazenada na bateria do carro para a rede elétrica da concessionária. O V2G é mais comum em alguns países da Europa, ajudando a estabilizar a rede em momentos de grande fluxo, mas ainda não é regulamentado no Brasil.
Outra possibilidade é a tecnologia V2X (Vehicle to Everything), um conceito ainda mais amplo, podendo ser utilizado para um equipamento eletrônico externo, para a casa ou para a rede, com fluxo de energia bidirecional. O V2X têm o potencial de revolucionar a maneira como usamos e gerenciamos a energia em transportes e edificações no futuro.
Recentemente, a multinacional brasileira WEG apresentou ao público, durante a Intersolar 2025, a Wemob Station V2X, equipamento que permite a transferência da energia do veículo para outro lugar, seja um equipamento eletrônico ou uma residência, fazendo ainda o compartilhamento de cargas entre baterias ou sistemas fotovoltaicos, com controle próprio.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.