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23 de setembro de 2025

Carro elétrico ameniza prejuízos em apagões com tecnologia V2L

BYD Shark fornece energia em acampamento

BYD Shark garante energia para equipamentos eletrônicos. Foto: Divulgação/BYD.

As fortes chuvas registradas nesta segunda-feira, 22 de setembro de 2025, deixaram milhares de residências e estabelecimentos comerciais sem energia elétrica no Estado de São Paulo

. No entanto, quem possui carro elétrico ou híbrido plug-in pode amenizar os estragos causados pela interrupção no fornecimento de energia elétrica por meio da própria bateria do veículo, que fornece energia para dispositivos eletrônicos externos, ou até mesmo para a residência.

Trata-se da tecnologia V2L (Vehicle to Load), que garante energia para um aparelho elétrico conectado, como geladeira, TV, microondas, etc. Por meio de um adaptador ou de um cabo próprio, conectado diretamente à saída do carro, é possível garantir o funcionamento de equipamentos essenciais. Mas atenção: o carro precisa ter a tecnologia embarcada.

Cabo que se conecta no carro tem régua com três tomadas do padrão brasileiro
Kit com cabo V2L da GWM é oferecido por R$ 899. Foto: Divulgação/GWM.

Como funciona o V2L?

O sistema V2L converte a corrente contínua (DC) da bateria do veículo para corrente alternada (AC), que alimenta os equipamentos elétricos

“Basicamente, o carro elétrico ou híbrido plug-in se transforma em um power bank móvel”, diz Marcos Nogueira, sócio e co-fundador da GreenV, empresa brasileira focada em eletromobilidade e fornecedora oficial do cabo V2L para a GWM no Brasil. 

O acessório possui um cabo de 5 metros de comprimento com uma régua com três tomadas no padrão brasileiro (3 pinos), estando apto a fornecer energia para até três equipamentos simultâneos em 220 V, com limitação de corrente máxima de 13 A e potência máxima combinada de 3.300 W — potência suficiente para alimentar uma geladeira, cargas de iluminação e equipamentos eletrônicos simultaneamente. 

No caso de um Haval PHEV19, a bateria (19 kWh) fornece energia por até 5h30 em sua potência máxima de uso. Já para o Haval PHEV34 ou GT, ambos com baterias de 34 kWh de capacidade, o fornecimento é de até 10 horas.

Homem sentado no porta-malas do carro utiliza notebook com energia proveniente do carro
Com cabo V2L, é possível utilizar energia da bateria do Haval em outro equipamento. Foto: Divulgação/GWM.

Outros veículos podem oferecer tomadas já embarcadas, facilitando a experiência dos usuários. É o caso da picape BYD Shark, que disponibiliza tomadas no padrão brasileiro na caçamba, por exemplo, garantindo energia extra em qualquer ambiente.

 

Energia para a residência

Há também a tecnologia V2H (Vehicle to Home), que permite abastecer a casa em momentos de apagões, ou mesmo em horários de pico, gerando economia nas tarifas praticadas durante os períodos de alta demanda.

Para que isso aconteça, é preciso fazer a instalação de um sistema próprio, com carregador bidirecional, e um painel de transferência, semelhante aos usados em sistemas de energia solar híbridos ou geradores diesel.

O painel permite que a casa seja desconectada da rede elétrica em momentos de interrupção no fornecimento para ser conectada ao carro. Assim, o veículo pode ser usado como fornecedor de energia para todos os circuitos da casa.

“Com a tecnologia V2H, é possível fazer uma gestão de energia da casa, especialmente nos horários de pico do consumo”, conta Nogueira. 

Nissan Leaf está conectado por cabo de energia com carrinho de pipoca
Nissan Leaf fornece energia para carrinho de pipoca em demonstração da tecnologia V2X. Foto: Divulgação/Nissan.

Energia para a rede

Já o V2G (Vehicle to Grid) possibilita o envio da energia armazenada na bateria do carro para a rede elétrica da concessionária. O V2G é mais comum em alguns países da Europa, ajudando a estabilizar a rede em momentos de grande fluxo, mas ainda não é regulamentado no Brasil.

Outra possibilidade é a tecnologia V2X (Vehicle to Everything), um conceito ainda mais amplo, podendo ser utilizado para um equipamento eletrônico externo, para a casa ou para a rede, com fluxo de energia bidirecional. O V2X têm o potencial de revolucionar a maneira como usamos e gerenciamos a energia em transportes e edificações no futuro.

Recentemente, a multinacional brasileira WEG apresentou ao público, durante a Intersolar 2025, a Wemob Station V2X, equipamento que permite a transferência da energia do veículo para outro lugar, seja um equipamento eletrônico ou uma residência, fazendo ainda o compartilhamento de cargas entre baterias ou sistemas fotovoltaicos, com controle próprio. 

 

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