Veículos transportarão autoridades, executivos e imprensa. Foto: Divulgação/GM
A General Motors iniciou o envio de sua frota 100% elétrica que será utilizada durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém (PA), com uma logística pensada para a redução da emissão de gases nocivos à natureza, por meio de caminhões híbridos da Tegma.
Os modelos Chevrolet Blazer EV, Equinox EV e Spark EUV embarcaram da fábrica de São Caetano do Sul nesta terça-feira (21) com destino ao Pará, onde circularão durante a conferência climática no transporte de autoridades, executivos e imprensa.

Transporte até o Pará
Para reduzir o impacto ambiental dessa jornada, a GM firmou uma parceria com a Tegma Gestão Logística. O transporte está sendo realizado em caminhões híbridos movidos a diesel e gás natural veicular (GNV), tecnologia que proporciona uma redução estimada de 3,5 toneladas de CO₂ em comparação a um transporte convencional, além de diminuir a emissão de óxidos de nitrogênio e material particulado.
Fabio Rua, vice-presidente da GM América do Sul, diz que a COP30 é o momento de agir pelo futuro da mobilidade, e com essa operação é possível repensar a logística com base em eficiência energética e redução de emissões.
“Estamos levando a eficiência dos nossos veículos elétricos para além do produto, incorporando inovação e responsabilidade ambiental em cada etapa do processo”, diz.
O diretor-presidente da Tegma, Nivaldo Tuba, reforça que esse projeto-piloto de caminhões híbridos diesel-GNV, apresenta resultados expressivos em redução de emissões e na economia. “A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da empresa para incorporar soluções de descarbonização à sua frota, em linha com a estratégia global da GM”, diz.

Exposição
Durante a conferência, o Chevrolet Spark EUV também estará em exposição na Casa Brasil Belém 2025, espaço colaborativo que reunirá empresas, instituições e organizações da sociedade civil em torno de temas como inovação, cultura e sustentabilidade.
Para a GM, esse momento junto ao embarque da frota elétrica rumo à COP30 simboliza a nova fase da montadora, que busca ampliar seus investimentos em eletrificação.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.