BYD Dolphin Mini é o carro 100% elétrico mais vendido do Brasil. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
A BYD superou a marca de 100 mil carros elétricos (BEV) vendidos no Brasil. O feito consolida a greentech como protagonista da eletrificação da frota brasileira, ao popularizar a tecnologia dos veículos 100% elétricos, em pouco mais de três anos de atuação no país.
Com 48.301 unidades, o Dolphin Mini lidera o ranking de emplacamentos de carros elétricos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores), seguido pelo Dolphin GS, com 26.916 unidades emplacadas.
O volume de vendas da BYD é quase o triplo da soma dos veículos comercializados no mesmo período por todos os concorrentes que ocupam da segunda à décima posição no ranking, segundo dados da Fenabrave.
“Mais do que vender carros, a BYD mudou a forma como o brasileiro se relaciona com a mobilidade, tornando o carro elétrico acessível, desejado e possível. O marco de 100 mil emplacamentos é a prova definitiva de que a eletrificação não é o futuro: é o agora. Essa conquista é a prova concreta do nosso compromisso com uma mobilidade sustentável, inteligente e feita para a realidade brasileira”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de comercial e marketing da BYD no Brasil.

Histórico de emplacamentos
A BYD Auto chegou ao mercado brasileiro oficialmente em 2022. Desde então, avançou em um ritmo surpreendente. Foram 249 veículos elétricos comercializados em 2022, 10.265 em 2023, 43.850 em 2024 e 46.616 até 10 de novembro de 2025.
A estratégia de oferecer veículos mais acessíveis ao mercado brasileiro se mostrou acertada. Os modelos de entrada, como o Dolphin GS, lançado em 2023, e o Dolphin Mini, em 2024, abriram as portas da mobilidade elétrica para novos públicos em todas as regiões do Brasil.
Atualmente, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul concentram a maior parte dos emplacamentos dos carros elétricos da BYD, reflexo direto da expansão da infraestrutura de recarga e do crescimento exponencial do interesse do consumidor pela mobilidade elétrica.
“A estratégia de marca da BYD sempre esteve alinhada ao nosso propósito de construir sonhos e transformá-los em realidade. Antes da nossa chegada, a eletrificação ainda parecia distante do consumidor, quase sempre tratada como uma promessa de futuro. Entramos dispostos a tornar o elétrico acessível, e hoje o sucesso de vendas do Dolphin Mini é a prova viva de que esse futuro já chegou e veio para ficar”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

Economia para o bolso
Além de representar uma mobilidade mais limpa, sem emissões, a eletrificação é também uma opção mais benéfica para o bolso do consumidor. O gasto por quilômetro rodado chega a ser até 80% menor na comparação com um modelo tradicional a combustão, dependendo da localidade e se o dono do veículo consegue fazer a recarga em casa.
Com um sistema de energia fotovoltaica em casa, a economia pode ser ainda maior, já que é possível gerar a própria energia com a luz do sol.
Além disso, alguns estados brasileiros oferecem benefícios e incentivos exclusivos para veículos elétricos, como isenção ou redução do IPVA.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.