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BYD supera marca de 600 ônibus elétricos produzidos no Brasil

Montagem de ônibus elétricos da BYD

Fábrica de ônibus elétricos da BYD está localizada em Campinas S(P). Foto: Divulgação/BYD.

A BYD alcançou a marca de 600 chassis de ônibus 100% elétricos produzidos no Brasil, consolidando a unidade de Campinas (SP) como uma das bases industriais estratégicas da companhia para a eletromobilidade na América Latina.

O marco ocorre em um momento de expansão da operação da empresa no país e acompanha o crescimento da demanda por ônibus elétricos nos sistemas de transporte coletivo. 

Primeira operação industrial da BYD no Brasil, a unidade no Interior de São Paulo tem capacidade anual de até 2.000 chassis e é responsável pelo fornecimento de plataformas para ônibus elétricos que operam em diferentes cidades brasileiras e latino-americanas.

A fábrica integra a estratégia global da empresa para veículos comerciais de emissão zero, voltada principalmente ao transporte urbano.

Segundo a montadora, os ônibus elétricos produzidos no país têm impacto direto na redução de emissões e na melhoria da qualidade do ar nos grandes centros urbanos, onde o transporte a combustão ainda figura entre as principais fontes de poluição.

Ônibus elétrico utilizado em Brasília
Mobilidade urbana de Brasília utiliza ônibus elétrico da BYD desde 2018. Foto: Divulgação/BYD

Impacto ambiental

De acordo com dados divulgados pela BYD, cada ônibus elétrico evita, em média, 118,7 toneladas de CO₂ por ano, considerando uma operação de cerca de 72 mil quilômetros anuais. Isso equivale, segundo a empresa, ao plantio de 847 árvores por veículo.

Com os 600 chassis já produzidos, o impacto ambiental potencial ultrapassa 300 mil toneladas de CO₂ evitadas ao longo da vida útil dos veículos, estimada em aproximadamente 15 anos. Os números reforçam o papel do transporte coletivo elétrico como uma das frentes mais eficientes da descarbonização urbana.

“Chegar a 600 chassis de ônibus elétricos produzidos no Brasil é prova de que não estamos apenas esperando o futuro da mobilidade, estamos construindo esse futuro agora”, afirma Marcello Von Schneider, diretor de veículos comerciais da BYD no Brasil. 

“Cada um dos nossos ônibus elétricos traz mais qualidade de vida nas cidades e é um passo concreto rumo à meta global de limitar o aquecimento do planeta. A escala que o Brasil está alcançando mostra que a transição energética não é um plano distante, mas já está acontecendo, e em ritmo acelerado”, completa.

Vista aérea da entrega de novos ônibus elétricos na capital paulista
São Paulo aumenta frota de ônibus elétricos no transporte municipal. Foto: Edson Lopes Jr./Divulgação/Secom.

Demanda maior

O avanço da produção acompanha uma tendência observada em diversas cidades da América Latina. No Brasil, São Paulo se tornou um dos principais exemplos desse movimento ao se aproximar da marca de 1.200 ônibus elétricos em operação, com participação relevante de veículos fornecidos pela BYD.

Silenciosos e com menor custo operacional ao longo do ciclo de vida, os ônibus elétricos vêm ganhando espaço nas licitações públicas e na estratégia de operadores de transporte, especialmente em corredores urbanos de alta demanda.

Com a marca de 600 chassis produzidos, a BYD reforça a consolidação do Brasil como um polo industrial relevante para sua operação de veículos comerciais elétricos, em um cenário de aceleração gradual — mas consistente — da eletrificação do transporte coletivo.

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