Canal VE

17 de setembro de 2025

BYD revela nova plataforma para ônibus elétricos com 1.000 volts

Ônibus elétrico da BYD circula em rua na China

Ônibus elétrico BYD C11 tem arquitetura de 1.000 volts. Foto: Divulgação/BYD.

A BYD apresentou, na China, o novo ônibus elétrico C11, primeiro modelo de série baseado na e-Bus Platform 3.0, nova geração de sua plataforma dedicada a esse tipo de veículo. A novidade traz arquitetura de 1.000 volts e baterias de fosfato de ferro-lítio integradas diretamente ao chassi com a tecnologia Cell-to-Chassis (CTC), mesma abordagem já utilizada nos automóveis da marca.

O C11 é um ônibus elétrico de 11 metros de comprimento, com até 593 kWh de capacidade para o conjunto de baterias, garantindo autonomia entre 230 km e 730 km, dependendo da configuração. Segundo a fabricante, o ônibus pode superar 400 km de alcance mesmo em carga total e com ar-condicionado ligado.

Segundo a imprensa chinesa, a BYD transferiu várias tecnologias de seus carros de passeio para o segmento de ônibus, incluindo a arquitetura de 1.000 volts já introduzida neste ano no Tang EV e no Han EV. Espera-se que, com essa arquitetura, o ônibus também seja capaz de realizar recargas em poucos minutos, em carregadores ultrarrápidos.

 

Características do modelo

O BYD C11 oferece opções de baterias de 184 kWh, 257 kWh, 311 kWh, 425 kWh e 593 kWh, atendendo às diferentes necessidades operacionais. O design CTC também garante menor peso, maior aproveitamento do espaço e melhor desempenho estrutural.

O sistema de 1.000 volts alimenta o trem de força, a unidade de carregamento, a distribuição de energia e o ar-condicionado. A plataforma incorpora eletrônica de potência de carboneto de silício e um novo sistema de gerenciamento térmico 7 em 1

Esses recursos foram projetados para reduzir o consumo geral de energia em até 18% e aumentar a autonomia em temperaturas baixas em 50 a 80 quilômetros. 

A e-Bus Platform 3.0 também integra o Sistema de Assistência ao Motorista 2.0 da BYD e seu sistema inteligente de controle de torque (iTAC). Novos recursos de segurança incluem o botão de emergência, que para o ônibus de forma segura, e um sistema de estabilidade veicular que atua em caso de estouro de pneus durante a condução.

Ainda não há data oficial para o lançamento, mas o ônibus deve estrear primeiro no mercado chinês. A BYD possui uma fábrica de ônibus no Brasil, em Campinas (SP), e já adota as baterias Blade na produção dos veículos.

Ler o Anterior

Eletroposto de Porto Alegre troca recarga por doações a ONG

Mais Popular