
Ônibus elétrico BYD C11 tem arquitetura de 1.000 volts. Foto: Divulgação/BYD.
A BYD apresentou, na China, o novo ônibus elétrico C11, primeiro modelo de série baseado na e-Bus Platform 3.0, nova geração de sua plataforma dedicada a esse tipo de veículo. A novidade traz arquitetura de 1.000 volts e baterias de fosfato de ferro-lítio integradas diretamente ao chassi com a tecnologia Cell-to-Chassis (CTC), mesma abordagem já utilizada nos automóveis da marca.
O C11 é um ônibus elétrico de 11 metros de comprimento, com até 593 kWh de capacidade para o conjunto de baterias, garantindo autonomia entre 230 km e 730 km, dependendo da configuração. Segundo a fabricante, o ônibus pode superar 400 km de alcance mesmo em carga total e com ar-condicionado ligado.
Segundo a imprensa chinesa, a BYD transferiu várias tecnologias de seus carros de passeio para o segmento de ônibus, incluindo a arquitetura de 1.000 volts já introduzida neste ano no Tang EV e no Han EV. Espera-se que, com essa arquitetura, o ônibus também seja capaz de realizar recargas em poucos minutos, em carregadores ultrarrápidos.
Características do modelo
O BYD C11 oferece opções de baterias de 184 kWh, 257 kWh, 311 kWh, 425 kWh e 593 kWh, atendendo às diferentes necessidades operacionais. O design CTC também garante menor peso, maior aproveitamento do espaço e melhor desempenho estrutural.
O sistema de 1.000 volts alimenta o trem de força, a unidade de carregamento, a distribuição de energia e o ar-condicionado. A plataforma incorpora eletrônica de potência de carboneto de silício e um novo sistema de gerenciamento térmico 7 em 1.
Esses recursos foram projetados para reduzir o consumo geral de energia em até 18% e aumentar a autonomia em temperaturas baixas em 50 a 80 quilômetros.
A e-Bus Platform 3.0 também integra o Sistema de Assistência ao Motorista 2.0 da BYD e seu sistema inteligente de controle de torque (iTAC). Novos recursos de segurança incluem o botão de emergência, que para o ônibus de forma segura, e um sistema de estabilidade veicular que atua em caso de estouro de pneus durante a condução.
Ainda não há data oficial para o lançamento, mas o ônibus deve estrear primeiro no mercado chinês. A BYD possui uma fábrica de ônibus no Brasil, em Campinas (SP), e já adota as baterias Blade na produção dos veículos.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.