Fabricante lidera o mercado brasileiro de eletrificados. Foto: Divulgação/Joá Souza/GovBA.
A BYD foi a 5ª marca que mais vendeu no mercado automotivo brasileiro pelo segundo mês consecutivo. A fabricante chinesa teve uma média superior a 460 eletrificados comercializados por dia útil – o equivalente a 20 veículos por hora.
Ao todo, foram 9.801 emplacamentos, valor que corresponde a um aumento de 48,93% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No varejo, a participação de mercado da BYD foi de 10,75%. Já no segmento dos carros de passeio 100% elétricos e híbridos, a BYD é líder absoluta e responde por 62,37% e 24,44% das vendas, respectivamente.
Disputa pelo topo do mercado
De acordo com a montadora, a BYD passa a vislumbrar o topo do mercado automotivo brasileiro, não apenas entre os eletrificados. Em menos de 4 anos de atuação no país, a greentech já ultrapassou os 200 mil emplacamentos e mira uma disputa com marcas já tradicionais no Brasil, como Fiat, VW, GM, Hyundai, Toyota e outras.
“A BYD já mostrou que não veio apenas para liderar o mercado de eletrificados, mas para comandar uma revolução que já estamos vendo acontecer. O consumidor brasileiro é extremamente exigente, e nos destacamos porque chegamos para resolver uma dor real do mercado. Em um cenário cada vez mais competitivo, nos desafiamos diariamente a evoluir e avançar de forma contínua, oferecendo uma alternativa que reúne alta tecnologia embarcada e design, sem deixar de ser acessível”, destaca Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e head comercial e de marketing da BYD Auto. “Enquanto, para muitas montadoras tradicionais, a eletrificação ainda é tratada como uma promessa para o futuro, a BYD demonstra, na prática, que ela já é o presente. Não por acaso, em janeiro, registramos a venda média de 466 veículos por dia útil no Brasil”, reforça o executivo.
Destaques regionais em janeiro de 2026
Dentro das vendas no varejo em janeiro, a BYD liderou em duas capitais – Salvador (BA) e Maceió (AL) – e em importantes polos regionais, como Mossoró (RN), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA). A marca também ficou na segunda posição em todo o estado de Alagoas, além de Brasília (DF) e São Luís (MA). Na Bahia e no Rio de Janeiro, ficou em terceiro lugar.
Salto na participação total de mercado
Em janeiro de 2025, a BYD ocupava a 8ª posição no ranking de automóveis no mercado brasileiro, com 5,25% de participação de mercado. Um ano depois, a greentech atingiu o 5º lugar nas vendas, com participação de 7,80%.
Esse salto está relacionado com o avanço da eletromobilidade em 2025 no país. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), aproximadamente 224 mil novos VEs foram vendidos em território nacional no ano passado, mostrando a boa aceitação do público e a consolidação da eletrificação.
Nesse cenário, a BYD também conseguiu resultados expressivos no Brasil em 2025. Foram mais de 100 mil emplacamentos no período, consolidando a fabricante como líder entre os eletrificados no país. Além disso, em outubro, a fábrica de Camaçari (BA) iniciou suas operações, potencializando ainda mais a presença da marca no país.
Outro detalhe interessante aconteceu no mercado de varejo em dezembro de 2025. Na ocasião, o carro mais vendido no segmento foi o BYD Song – considerando todas as versões disponíveis do modelo -, segundo a Fenabrave. Com isso, foi a primeira vez que um eletrificado foi o carro mais vendido no varejo em um único mês no Brasil.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.