
Representantes da BYD, Sindipeças e Abipeças fizeram reunião para novo acordo. Foto: Divulgação/BYD
A BYD anunciou que pretende nacionalizar mais de 50% das partes e peças utilizadas na produção de veículos até 2027. Para isso, a montadora lançou a campanha “BYD QUER CONHECER VOCÊ”, iniciativa voltada a selecionar fornecedores brasileiros e estruturar uma cadeia local de suprimentos para a fábrica em Camaçari (BA).
O anúncio foi feito em um webinar realizado em parceria com a Abipeças e o Sindipeças, que reuniu quase 300 associados de empresas interessadas.
Parcerias e cadeia produtiva
O encontro contou com a presença de Tyler Li, presidente da BYD Brasil, Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head comercial e de marketing da BYD Auto Brasil, e Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças.
A lista inicial de demandas apresentada já inclui centenas de itens, entre eles para-choques, pneus e baterias. A relação completa será divulgada em breve aos associados. A Continental Pneus, instalada em Camaçari-BA, foi a primeira companhia oficialmente homologada como fornecedora.
Baldy destacou que a nacionalização sempre fez parte do planejamento da empresa. “A BYD sempre teve em seu planejamento a fabricação completa dos carros no Brasil e é natural a busca por fornecedores de peças tanto na Bahia como em outros estados. A BYD é do Brasil e nossa cadeia será formada por brasileiros.”
Sahad reforçou o apoio das entidades à iniciativa. “Toda empresa que quiser produzir no Brasil, utilizando a cadeia de fornecedores locais, será muito bem-vinda e terá nosso total apoio.”
Incentivos fiscais e expansão da rede
Durante o encontro, a BYD também apresentou incentivos fiscais para empresas que integrarem a cadeia produtiva na Bahia, além de se disponibilizar a intermediar contatos com o governo estadual para fortalecer políticas tributárias.
A iniciativa faz parte da estratégia da montadora para consolidar um ecossistema industrial robusto no país, estimulando a geração de empregos e a economia regional.
Atualmente, a BYD responde por 80% das vendas de elétricos e 30% das de híbridos no Brasil. A marca já possui quase 190 concessionárias e deve superar 200 unidades nas próximas semanas, reforçando sua expansão e presença junto ao consumidor brasileiro.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.