
BYD Dolphin Surf chega à Europa com preços competitivos. Foto: Divulgação/BYD.
A BYD apresentou para o mercado europeu o Dolphin Surf, uma variação do Dolphin Mini que conhecemos no Brasil, porém com tamanho ligeiramente maior e três opções de combinações de bateria e motorização. O modelo chega com proposta de baixo custo, a partir de 19,9 mil euros (cerca de R$ 127,5 mil).
Com 3,99 metros de comprimento — no Brasil, o Dolphin Mini tem 3,78 m —, 1,72 m de largura, 1,59 m de altura e entre-eixos de 2,50 m, o Dolphin Surf é apresentado em três versões: Active, Boost e Comfort.
A versão de entrada, Active, tem bateria Blade LFP de 30 kWh de capacidade, motor de 65 kW e autonomia de 220 km (WLTP). A intermediária Boost mantém o mesmo motor, mas ganha incremento na bateria, para 43 kWh de capacidade e 322 km de autonomia (WLTP). Já a versão Comfort, também com bateria de 43 kWh, o motor é mais potente, com 115 kW. A autonomia é de 310 km (WLTP).
Há mudanças importantes também na capacidade de recarga em corrente contínua (DC) conforme a bateria. O carro tem capacidade para receber recarga de até 65 kW de potência no eletroposto na versão menor, e até 85 kW de potência na versão maior, com tempo estimado de 30 minutos para carga de 10% a 80% — no Brasil, a potência de recarga do Dolphin Mini é limitada em 40 kW. Já em corrente alternada, a potência de recarga do Dolphin Surf pode chegar a 11 kW.

Conforto para motoristas
No interior, destaque para a central multimídia giratória de 10,1 polegadas, conectividade sem fio com Android e iOS, e um pacote robusto de segurança: mais de dois terços da estrutura usa aço de alta resistência, e itens como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e câmera 360° estão disponíveis dependendo da versão.
Com produção inicial na China e futura montagem na fábrica da BYD na Hungria, o modelo representa mais um passo da estratégia da marca para conquistar o mercado europeu — com foco em acessibilidade, eficiência e design funcional.


Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.