
Impulso foi sustentado ao longo do primeiro semestre do ano. Foto: Freepik
Após bater novos recordes de vendas dos eletrificados, o Brasil mostra crescimento também em comparação ao mercado internacional. Segundo o relatório ” Electric Vehicle Outlook 2025″, publicado pela BloombergNEF, o país ultrapassou o Japão em vendas de veículos elétricos.
Em uma crescente significativa, os gráficos mostram o país acelerando na venda dos eletrificados desde 2023, devendo dominar até 2030 cerca de 20% de participação de veículos elétricos global, mostrando cada vez mais o Brasil como um dos mercados emergentes na eletromobilidade.
De acordo com o relatório, o impulso foi sustentado ao longo do primeiro semestre do ano e se deve a fatores como a inclusão de novas políticas públicas, incentivos à produção nacional reduzindo a dependência de importações asiáticas e um compromisso do setor público e privado na eletrificação de suas frotas.

Menos meio bilhão de barris de combustíveis
De acordo com o estudo, a eletrificação representa um dilema estratégico para o Brasil, já que a queda nos custos dos carros elétricos de passeio deve abalar o mercado de etanol do país.
No cenário de transição energética, a frota de veículos elétricos no país deve substituir meio milhão de barris por dia da demanda por etanol até 2050 – o que representará cerca de 80% do consumo de etanol do país no transporte rodoviário em 2024.
Com essa diminuição no transporte rodoviário, a aviação e o transporte marítimo podem ser novas fontes de demanda para o etanol substituído, com volumes suficientes para cobrir cerca de um terço das necessidades globais nesses setores.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.