Canal VE

8 de agosto de 2025

Brasil ultrapassa Japão em vendas de veículos elétricos

Carros elétricos estacionados recarregando

Impulso foi sustentado ao longo do primeiro semestre do ano. Foto: Freepik

Após bater novos recordes de vendas dos eletrificados, o Brasil mostra crescimento também em comparação ao mercado internacional. Segundo o relatório ” Electric Vehicle Outlook 2025″, publicado pela BloombergNEF, o país ultrapassou o Japão em vendas de veículos elétricos.

Em uma crescente significativa, os gráficos mostram o país acelerando na venda dos eletrificados desde 2023, devendo dominar até 2030 cerca de 20% de participação de veículos elétricos global, mostrando cada vez mais o Brasil como um dos mercados emergentes na eletromobilidade.

De acordo com o relatório, o impulso foi sustentado ao longo do primeiro semestre do ano e se deve a fatores como a inclusão de novas políticas públicas, incentivos à produção nacional reduzindo a dependência de importações asiáticas e um compromisso do setor público e privado na eletrificação de suas frotas.

Gráfico mostra Brasil crescendo. Foto: Reprodução

Menos meio bilhão de barris de combustíveis

De acordo com o estudo, a eletrificação representa um dilema estratégico para o Brasil, já que a queda nos custos dos carros elétricos de passeio deve abalar o mercado de etanol do país. 

No cenário de transição energética, a frota de veículos elétricos no país deve substituir meio milhão de barris por dia da demanda por etanol até 2050 – o que representará cerca de 80% do consumo de etanol do país no transporte rodoviário em 2024. 

Com essa diminuição no transporte rodoviário, a aviação e o transporte marítimo podem ser novas fontes de demanda para o etanol substituído, com volumes suficientes para cobrir cerca de um terço das necessidades globais nesses setores. 

Ler o Anterior

GWM e Senai inauguram centro técnico com foco em eletrificação

Ler o Próximo

Navio com primeiros carros da Leapmotor chega ao Brasil

Mais Popular