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18 de dezembro de 2024

Brasil bate recorde de vendas de carros eletrificados em novembro

BYD Song

O BYD Song foi o veículo elétrico mais vendido do mês novembro, superando o BYD Dolphin Mini. Foto: Divulgação/BYD

O Brasil alcançou o recorde de vendas de veículos eletrificados em novembro, emplacando 17.413 novos veículos com alguma tecnologia de eletrificação, algo inédito para um mesmo mês desde o início da série histórica, em 2012. Os números de novembro representam um aumento significativo de 7% (1.380 veículos a mais) na comparação ao mês de outubro, que registrou 16.033 emplacamentos. Na comparação com novembro de 2023 (10.601 veículos), o crescimento foi de 62%.

No acumulado do ano de 2024, os números escancaram ainda mais o aumento no consumo brasileiro sobre o mercado da mobilidade elétrica, chegando a 155.724 emplacamentos. Comparado ao ano de 2023, houve uma crescente de 100,6%, sobre o mesmo período de 2023, quando foram emplacados 77.648 novos veículos.

Para a ABVE, se a média mensal (14.157) se mantiver a mesma em dezembro, as vendas totais de 2024 poderão chegar em torno dos 170 mil veículos, um número muito maior do que em 2023, quando se chegou às 93.927 unidades comercializadas.

As unidades federativas com o maior número de vendas em novembro de 2024 foram: São Paulo, 5.456; Distrito Federal, 1.972; Paraná, 1.348; Santa Catarina, 1.067; Minas Gerais, 1.041.

Kia Sportage
O Kia Sportage é um dos modelos MHEV mais comercializados. Foto: Divulgação/KIA

Dúvidas sobre os MHEV

O mercado de veículos eletrificados continua dominado pelos modelos plug-in (BEVs 100% elétricos e PHEVs híbridos), que representam 72% das vendas. No entanto, segundo dados da ABVE, em novembro houve um surpreendente aumento nos micro-híbridos (MHEVs), que possuem um baixo nível de eletrificação.

Os micro-híbridos alcançaram 11,2% das vendas no mês, superando até os híbridos HEV flex (9,1%), que eram os líderes desse mercado até 2022.

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destaca que os números mostram um crescimento acelerado nas vendas de veículos eletrificados, refletindo o crescente interesse dos consumidores. No entanto, ele alerta que alguns modelos lançados recentemente no mercado não poderiam ser considerados, de fato, eletrificados.

“Temos de avaliar se alguns dos chamados micro-híbridos (MHEV), que têm um baixíssimo grau de eletrificação e não têm tração elétrica, contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz de transporte do Brasil”, disse.

“Nem todos esses veículos apresentam reduções significativas das emissões de poluentes, em relação aos modelos convencionais a combustível fóssil ou flex. Será que esses modelos proporcionam ao consumidor uma verdadeira experiência de dirigir um veículo elétrico ou eletrificado?”, completou.

BYD King
O BYD King foi um dos veículos elétricos mais vendidos no mês de novembro. Foto: Divulgação/BYD

BYD líder em venda

A BYD seguiu sendo a montadora com o maior número de emplacamentos de veículos eletrificados, chegando a 7.466 unidades vendidas, o maior número já registrado pela empresa chinesa, que no mês passado já havia batido seu recorde, com 7.401 emplacamentos. 

Outro ponto a favor da montadora chinesa é que, de acordo com os números divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, ela superou a Nissan no ranking geral de vendas de veículos, com qualquer tipo de propulsão. Agora, a BYD ocupa a 9ª posição entre as marcas preferidas dos consumidores, bem perto da 8ª colocada, a Honda.

O grande destaque para a BYD, foi o BYD Song, que teve 3.257 novos modelos vendidos, um aumento de 39,2% comparado a outubro, quando foram registrados 2.340 emplacamentos.

O Dolphin Mini, líder de vendas no último mês, com 2.294 emplacamentos, teve uma queda de 18,3% de vendas, já que em outubro, havia chegado a 2.808 unidades vendidas.

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