Projeto melhora a eficiência e a confiabilidade dos sistemas envolvidos. Foto: Divulgação/BorgWarner
A BorgWarner conquistou o prêmio R&D 100, em parceria com o Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), do Departamento de Energia dos EUA, pelo seu trabalho em um sistema de excitação sem fio. O projeto baseia-se em um transformador rotativo para motores síncronos de excitação elétrica (EESM).
O produto utiliza um rotor à base de eletroímãs, que elimina a necessidade de ímãs de terras raras e diminui os riscos na cadeia de suprimentos. A abordagem baseada no transformador também não precisa de escovas e anéis coletores, que tendem a se desgastar com o tempo. Com isso, amplia-se a confiabilidade geral em aplicações para veículos de passageiros e comerciais. O tamanho do motor também é reduzido em 15%.
Detalhes do trabalho conjunto
A parceria teve início em 2021, com foco no desenvolvimento de uma solução que oferecesse maior eficiência, custos reduzidos, robustez aprimorada e facilidade de integração. Os objetivos propostos foram alcançados ao longo do processo. Além disso, este transformador rotativo é altamente compatível com todos os tipos de sistemas de transmissão e caixas de engrenagens compactas.
“Essa parceria proporcionou uma forte colaboração e avanços tecnológicos significativos, incluindo nove pedidos de patente”, diz Harry L. Husted, Diretor de Tecnologia da BorgWarner.
“Ao combinar a experiência da BorgWarner em motores de tração com os recursos de transferência de energia sem fio do Laboratório Nacional de Oak Ridge, desenvolvemos uma tecnologia que iguala o desempenho e supera a densidade de potência dos motores baseados em terras raras – sem usar materiais de terras raras. Esta é uma conquista substancial”, completa.
O sistema de transformador rotativo transmite energia sem fio para o rotor com eficiência de 92% a 95%, podendo girar a mais de 20.000 rotações por minuto. A densidade elevada de potência em alta velocidade do motor EESM sem escovas pode ser até 25% maior do que a de motores com ímãs de terras raras.
Prêmio R&D 100
O prêmio R&D 100 é uma competição global anual de ciência e inovação promovida pela revista R&D World desde 1963. O julgamento é feito por profissionais da indústria de todo o mundo, que avaliam as indicações com base no impacto, originalidade e aplicação prática em diversas áreas e categorias. A BorgWarner e o ORNL foram premiados na categoria TI/Elétrica.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.
