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26 de abril de 2025

BorgWarner planeja produção de baterias LFP no Brasil em breve

Vista aérea da fachada do prédio da BorgWarner em Piracicaba

Unidade da BorgWarner em Piracicaba pode produzir baterias LFP no futuro. Foto: Divulgação/BorgWarner.

A BorgWarner iniciou globalmente a fabricação de baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), com tecnologia Blade, da BYD, para veículos comerciais, e a unidade brasileira pode receber uma linha de montagem dessas baterias. Para isso, a empresa com origem nos EUA fez uma parceria estratégica com a FinDreams Battery, subsidiária da BYD, tornando-se a única fabricante diferente da gigante chinesa a produzir as baterias Blade. 

E, de acordo com Marcelo Rezende, diretor geral para sistemas de baterias da BorgWarner, a produção dessas baterias pode ser realizada no Brasil num futuro próximo. “Nosso plano é desenvolver essa bateria aqui no Brasil. Estamos aguardando o desenvolvimento do mercado, a evolução dos volumes, como será a demanda e as necessidades dos clientes para isso. tendo essa necessidade, nós planejamos sim montar uma linha de produção dessa bateria aqui no Brasil”, disse, durante a celebração dos 50 anos de operações da BorgWarner no Brasil, em 24 de abril de 2025, em São Paulo.

“Essa bateria veio de uma parceria com a FinDreams Battery, que é uma subsidiária da BYD, então nós somos a única empresa que vai poder comercializar baterias para veículos comerciais com célula Blade. Ela é um marco muito importante, porque vamos oferecer um portfólio mais robusto com duas tecnologias, NMC e LFP, com quatro modelos diferentes, que se aplique à necessidade de cada cliente”, explicou Rezende.

“Essa é uma tecnologia que traz diversos outros benefícios em conjunto, como por exemplo o custo-benefício melhor e a durabilidade maior, com vida útil de 6 mil ciclos”, completou.

Marcelo Rezende fala em evento da BorgWarner
Marcelo Rezende, diretor geral para sistemas de baterias da BorgWarner. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

Estratégia em veículos comerciais

A bateria Blade, da BYD, é considerada por especialistas um marco para os veículos elétricos de passeio. No entanto, a BorgWarner tem o foco nos veículos comerciais, a partir dos veículos de classe 3, ou seja, vans e furgões, podendo equipar ônibus e caminhões de pequeno, médio e grande porte. 

“Além da aplicação em veículos comerciais, a bateria trás a oportunidade de explorarmos novos mercados, como máquinas de construção, implementos agrícolas, máquinas para mineração e até sistema de armazenamento de energia”, falou Rezende.

 

Mobilidade sustentável

A história da BorgWarner no Brasil, ao longo de seus 50 anos, foi marcada, de acordo com a própria companhia, pelo comprometimento da empresa com a sua visão de um mundo limpo e energeticamente eficiente e sua missão de fornecer soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis.

“Esses 50 anos de sucesso no Brasil reforçam que estamos no caminho certo e conectados com nossos clientes e o mercado. Globalmente, nosso portfólio é guiado por tecnologias que apoiam a descarbonização de veículos e, em 2023, aproximadamente 87% de nossa receita global veio de produtos que ajudam a reduzir as emissões ou viabilizam veículos com emissão zero”, disse Michelle Collins, diretora global de Marketing e Relações Públicas da BorgWarner.

 

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