
Unidade da BorgWarner em Piracicaba pode produzir baterias LFP no futuro. Foto: Divulgação/BorgWarner.
A BorgWarner iniciou globalmente a fabricação de baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), com tecnologia Blade, da BYD, para veículos comerciais, e a unidade brasileira pode receber uma linha de montagem dessas baterias. Para isso, a empresa com origem nos EUA fez uma parceria estratégica com a FinDreams Battery, subsidiária da BYD, tornando-se a única fabricante diferente da gigante chinesa a produzir as baterias Blade.
E, de acordo com Marcelo Rezende, diretor geral para sistemas de baterias da BorgWarner, a produção dessas baterias pode ser realizada no Brasil num futuro próximo. “Nosso plano é desenvolver essa bateria aqui no Brasil. Estamos aguardando o desenvolvimento do mercado, a evolução dos volumes, como será a demanda e as necessidades dos clientes para isso. tendo essa necessidade, nós planejamos sim montar uma linha de produção dessa bateria aqui no Brasil”, disse, durante a celebração dos 50 anos de operações da BorgWarner no Brasil, em 24 de abril de 2025, em São Paulo.
“Essa bateria veio de uma parceria com a FinDreams Battery, que é uma subsidiária da BYD, então nós somos a única empresa que vai poder comercializar baterias para veículos comerciais com célula Blade. Ela é um marco muito importante, porque vamos oferecer um portfólio mais robusto com duas tecnologias, NMC e LFP, com quatro modelos diferentes, que se aplique à necessidade de cada cliente”, explicou Rezende.
“Essa é uma tecnologia que traz diversos outros benefícios em conjunto, como por exemplo o custo-benefício melhor e a durabilidade maior, com vida útil de 6 mil ciclos”, completou.

Estratégia em veículos comerciais
A bateria Blade, da BYD, é considerada por especialistas um marco para os veículos elétricos de passeio. No entanto, a BorgWarner tem o foco nos veículos comerciais, a partir dos veículos de classe 3, ou seja, vans e furgões, podendo equipar ônibus e caminhões de pequeno, médio e grande porte.
“Além da aplicação em veículos comerciais, a bateria trás a oportunidade de explorarmos novos mercados, como máquinas de construção, implementos agrícolas, máquinas para mineração e até sistema de armazenamento de energia”, falou Rezende.
Mobilidade sustentável
A história da BorgWarner no Brasil, ao longo de seus 50 anos, foi marcada, de acordo com a própria companhia, pelo comprometimento da empresa com a sua visão de um mundo limpo e energeticamente eficiente e sua missão de fornecer soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis.
“Esses 50 anos de sucesso no Brasil reforçam que estamos no caminho certo e conectados com nossos clientes e o mercado. Globalmente, nosso portfólio é guiado por tecnologias que apoiam a descarbonização de veículos e, em 2023, aproximadamente 87% de nossa receita global veio de produtos que ajudam a reduzir as emissões ou viabilizam veículos com emissão zero”, disse Michelle Collins, diretora global de Marketing e Relações Públicas da BorgWarner.

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.