BorgWarner apresenta novas tecnologias para veículos comerciais elétricos. Foto: Divulgação/BorgWarner.
A BorgWarner aproveitou a Lat.Bus 2024 para apresentar, pela primeira vez ao público brasileiro, as tecnologias eFan de Alta Voltagem e Aquecedor de Líquido Refrigerante de Alta Voltagem (HVCH), desenvolvidas exclusivamente para veículos elétricos comerciais, como ônibus e caminhões.
De acordo com a empresa, o sistema eFan foi projetado para resfriar componentes como a célula de combustível, o motor de tração, o freio elétrico ou a bateria em veículos comerciais elétricos. Já os HVCHs mantêm temperaturas consistentes em todo o veículo para facilitar a máxima eficiência de carregamento, durabilidade e autonomia. As soluções tecnológicas podem ser produzidas no Brasil.
Os sistemas de baterias da BorgWarner para veículos comerciais elétricos e seus componentes, incluindo o Sistema de Gerenciamento de Bateria, a Caixa de Junção, a Unidade de Controle de Carregamento Direto e a Unidade de Controle de Acionamento Elétrico, fabricados em Piracicaba (SP), também foram destaques da empresa na Lat.Bus 2024, o maior evento voltado para o transporte coletivo e mobilidade urbana da América Latina, realizado no início de agosto de 2024.
“A BorgWarner vai completar 50 anos de operações no Brasil em 2025, e por todo esse período estivemos à frente do desenvolvimento das melhores tecnologias para os veículos comerciais, como ônibus e caminhões. Estar presente na Lat.Bus foi uma oportunidade de reencontrar clientes e nos conectarmos com novas pessoas e empresas, para entender ainda mais esse mercado e aperfeiçoar as nossas soluções”, disse Vagner Davanzo, gerente de engenharia e vendas da BorgWarner.
Portfólio completo
Na feira, a empresa também exibiu seu turbocompressor com tecnologia de rolamento nos mancais, fabricado em Itatiba (SP). “O turbocompressor da BorgWarner com tecnologia de rolamento nos mancais equipa as principais montadoras de veículos comerciais do Brasil e atende aos padrões de emissão veicular estabelecidos pelo Proconve P8 (Programa de Controle de Emissões) para Caminhões Pesados”, disse Melissa Mattedi, diretora geral da BorgWarner Turbos and Thermal Technologies no Brasil.
Parceria estratégica
Além da tecnologia de sistema de bateria já produzida no Brasil, a BorgWarner anunciou recentemente uma colaboração global com a FinDreams Batteries para ser a fabricante preferida de baterias LFP para mercados de veículos comerciais (classe 3 e acima) na Europa, Américas e partes da Ásia-Pacífico. Segundo a empresa, essas baterias LFP inovadoras são um passo significativo para melhorar a eficiência e a sustentabilidade das operações de veículos comerciais.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.