Montadores querem marcar uma época a base de carros movidos a hidrogênio. Foto: Divulgação/BMW
A BMW e a Toyota estão desenvolvendo, em conjunto, uma nova geração de tecnologia de trem de força de célula de combustível para as estradas, com ambas compartilhando a intenção de avançar a economia do hidrogênio e estenderam sua colaboração para levar essa tecnologia local de emissão zero para o próximo nível.
A ideia inicial da BMW é que, com essas novas tecnologias sendo desenvolvidas, consigam lançar seu primeiro veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) de produção em série, até 2028.
“Este é um marco na história automotiva: o primeiro veículo de célula de combustível de produção em série a ser oferecido por um fabricante premium global. Alimentado por hidrogênio e impulsionado pelo espírito da nossa cooperação, ele destacará como o progresso tecnológico está moldando a mobilidade futura”, disse Oliver Zipse, presidente do conselho de administração da BMW AG. “E anunciará uma era de demanda significativa por veículos elétricos de célula de combustível.”
“Estamos satisfeitos que a colaboração entre a BMW e a Toyota tenha entrado em um novo estágio. Em nossa longa história de parceria, confirmamos que a BMW e a Toyota compartilham a mesma paixão por carros e crença na ‘abertura tecnológica’ e uma abordagem ‘multicaminho’ para a neutralidade de carbono. Com base nesses valores compartilhados, aprofundaremos nossa colaboração em esforços como o desenvolvimento conjunto de sistemas de células de combustível de próxima geração e a expansão da infraestrutura, visando a realização de uma sociedade de hidrogênio. Aceleraremos nossos esforços junto com a BMW e parceiros em vários setores para concretizar um futuro em que a energia do hidrogênio apoia a sociedade”, completou Koji Sato, presidente e membro do conselho de administração da Toyota Motor Corporation.
Um mesmo caminho
Com os ideais parecidos e buscando se complementarem, com as maiores e melhores tecnologias que ambas podem oferecer, a BMW Group e a Toyota Motor Corporation estão defendendo a criação de uma estrutura propícia por governos e investidores para facilitar a fase inicial da mobilidade de hidrogênio e garantir sua viabilidade econômica. Além de tudo, também buscam estabelecer o mercado de FCEV como um pilar adicional ao lado de outras tecnologias de trem de força, e também projetos regionais ou locais para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da infraestrutura de hidrogênio por meio de iniciativas colaborativas.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.