
Com dois motores, novo modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 210 km/h. Foto: Divulgação/BMW
A BMW apresentou o novo iX3, primeiro modelo de produção em série da Neue Klasse, marcando o início de uma nova fase para a marca. Totalmente elétrico, o SUV chega com mudanças no design, novas tecnologias e bateria de maior autonomia, reforçando a presença da BMW no segmento de utilitários esportivos elétricos premium.
O iX3 estreia uma plataforma inédita, com motores mais eficientes, bateria de longa duração e recarga rápida em estações de 400 kW. A autonomia chega a até 805 quilômetros no ciclo WLTP, e é possível recuperar 372 quilômetros em cerca de dez minutos de carregamento. A proposta é oferecer não apenas desempenho e praticidade, mas também um novo padrão de prazer ao dirigir, reforçando o compromisso da BMW com a eletrificação e a inovação.
Potência, eficiência e recarga inteligente
O novo modelo da marca possui dois motores elétricos, que, juntos, entregam 469 cv e 645 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com velocidade máxima limitada a 210 km/h.
A bateria de 108,7 kWh garante autonomia de até 805 km no ciclo WLTP e suporta recarga rápida em estações de 400 kW. É possível recuperar até 372 km de autonomia em apenas dez minutos, enquanto a carga de 10% a 80% leva cerca de 21 minutos. Além disso, o modelo aceita carregamento em corrente alternada de até 22 kW, oferecendo flexibilidade para uso diário.
O iX3 também estreia funções de carregamento bidirecional. Com o Vehicle-to-Load (V2L), pode abastecer dispositivos externos; com o Vehicle-to-Home (V2H), fornece energia para residências; e, por meio do Vehicle-to-Grid (V2G), é possível devolver eletricidade à rede. Essas opções ampliam a utilidade do SUV elétrico, tornando-o mais versátil no dia a dia e em situações fora do veículo.

Novo design
Produzido na nova planta de Debrecen, na Hungria, o SUV apresenta a mais recente linguagem de design da marca, que aposta em linhas minimalistas, proporções robustas e assinatura luminosa inédita. O interior também foi redesenhado, privilegiando o espaço e a tecnologia. O destaque vai para o BMW Panoramic iDrive, sistema que projeta informações por toda a largura do para-brisa e combina telas, comandos físicos e controles por voz em uma interface intuitiva.
A cabine traz materiais sustentáveis e opções de acabamento que reforçam o caráter premium do modelo. O espaço interno generoso acomoda cinco ocupantes com conforto, enquanto recursos como teto panorâmico e iluminação ambiente ajudam a criar uma atmosfera sofisticada.
Mais do que um carro elétrico, o novo iX3 simboliza a visão da BMW para uma mobilidade de baixo impacto ambiental. Cerca de um terço de sua produção utiliza materiais reciclados, como plásticos marinhos e PET reaproveitado em revestimentos internos. O alumínio das rodas e da estrutura também inclui até 80% de material secundário. Com essas medidas, o modelo apresenta uma redução de 34% na pegada de carbono em comparação ao antecessor ao longo de todo o ciclo de vida.
Novo capítulo para a marca
O lançamento do iX3 vai muito além de uma atualização de modelo. Ele inaugura oficialmente a Neue Klasse, projeto que deve sustentar 40 novos veículos até 2027. Para Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG, trata-se de um divisor de águas: “Praticamente tudo nele é novo, mas ao mesmo tempo é mais BMW do que nunca”.
Com autonomia elevada, tecnologia de ponta e foco em sustentabilidade, o novo BMW iX3 abre caminho para a próxima geração de veículos da marca, mostrando que a eletrificação pode estar totalmente alinhada ao prazer de dirigir que é a essência da BMW. Assim como a primeira versão foi um marco para a eletromobilidade, esta nova geração chega para consolidar ainda mais a marca no segmento de SUVs elétricos premium e inaugurar oficialmente a era da Neue Klasse.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.