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21 de novembro de 2024

Baterias de lítio mais acessíveis impulsionam mercado de VEs

Funcionário trabalha em fábrica de baterias de lítio

Produção de baterias de lítio estão com preços cada vez menores. Foto: Arquivo.

As baterias de íons de lítio estão cada vez mais baratas. Em uma década, a média global do preço da célula saiu de US$ 290 por kWh em 2014 para US$ 103 por kWh em 2023. Em 2024, ainda sem que o ano tenha acabado, o preço médio no acumulado do ano é de US$ 78 por kWh. Os dados são da BloombergNEF e da Benchmark Mineral Intelligence, e foram divulgados pelo portal Visual Capitalist.

A queda de preços é impulsionada por um excesso de materiais para baterias, especialmente o lítio, já que o aumento na nova produção superou a demanda. Os preços do lítio caíram quase 90% desde o pico no final de 2022. O aumento da oferta foi maior até mesmo que a procura por veículos elétricos, provocando o encerramento de algumas minas de lítio e conduzindo a reduções significativas de custos na produção de baterias.

Embora as vendas de veículos elétricos tenham desacelerado em algumas regiões, a expectativa é que a procura global por baterias de armazenamento de energia aumente a longo prazo. A previsão da BloombergNEF é que haja um aumento de nove vezes na procura de baterias de íons de lítio até 2040. De acordo com a empresa, o aumento deve ser impulsionado pela crescente adoção de veículos elétricos e pela mudança mais ampla para o armazenamento de energias renováveis, como a solar.

Confira a evolução dos preços das células de bateria de  íons de lítio na última década:

Ano = Média global de preços da célula (US$/kWh)

2014 = US$ 290

2015 = US$ 230

2016 = US$ 180

2017 = US$ 140

2018 = US$ 128

2019 = US$ 120

2020 = US$ 110

2021 = US$ 99

2022 = US$ 129

2023 = US$ 103

2024 (acumulado do ano) = US$ 78

 

China domina o mercado

A China emergiu como a maior potência do mercado mundial de baterias. Até 2030, a expectativa é que fabricantes chineses como CATL e BYD controlem quase 70% da capacidade global das baterias.

A rápida expansão na produção contribuiu para o atual excesso de oferta de baterias, reduzindo ainda mais os preços. No entanto, as perspectivas para a indústria de baterias permanecem em alta. Afinal, à medida que os preços continuam a cair, os veículos elétricos se tornam mais acessíveis, impulsionando a adoção pelos consumidores. 

Os avanços tecnológicos e o aumento da capacidade de produção em regiões como os EUA e a Europa também apoiarão o crescimento a longo prazo.

 

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