
Arrow One pode substituir duas vans a combustão, com redução de custos de 80%. Foto: Divulgação/Arrow Mobility
A Arrow Mobility realizou estudos com o intuito de comprovar a alta performance de veículos elétricos. Nos estudos que ocorreram em 17 e 31 de outubro de 2024, foi utilizado o modelo de van Arrow One, que apresentou uma produtividade equivalente à de duas vans a combustão.
Os testes se baseavam em simulações de entregas, realizadas em regiões estratégicas de São Paulo — Zona Leste e Zona Sul — para simular um ambiente real. Além de desempenho melhor, o Arrow One apresentou uma economia significativa de combustível: enquanto veículos a combustão gastam R$ 1,00 para operar, o modelo elétrico fez uso de apenas R$ 0,20, representando uma redução de 80% nos custos operacionais.
“O nosso desejo foi realizar um comparativo fiel à realidade. Queríamos entender o real potencial de um meio de transporte como este e ficamos surpresos com os resultados, que foram além do que esperávamos”, reforça Marcelo Simon, head de business da Arrow Mobility. “Estamos neste mercado para testar e otimizar processos de forma contínua”, completou.
Setor de e-commerce
Esse avanço ocorre em um momento crucial para o setor de comércio eletrônico no Brasil, que segue em forte expansão. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor deve alcançar R$ 224,7 bilhões em 2025, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
Para Simon, a combinação entre o aumento do e-commerce e a busca por soluções mais eficientes torna as vans elétricas uma escolha estratégica para as varejistas e um alívio para o meio ambiente. “Se continuarmos atendendo essa demanda com modelos tradicionais, os impactos financeiros e ambientais serão significativos”, ressalta.

Expansão da Arrow Mobility
Diante desse cenário, a Arrow Mobility pretende iniciar 2025 expandindo o uso do Arrow One em frotas comerciais, oferecendo uma solução alinhada às metas de eficiência e sustentabilidade do setor. A fabricante projeta a produção de pelo menos 100 vans elétricas ao longo do ano, reforçando seu compromisso com inovação e redução de impactos ambientais.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.