
Baterias serão utilizadas no sistema de armazenamento de energia (BESS). Foto: Divulgação/Nissan
A Nissan passou a contribuir com a transição energética do maior aeroporto internacional da Itália, o Fiumicino, nas proximidades de Roma, fornecendo baterias de segunda vida para um sistema de armazenamento de energia (BESS) de última geração.
O projeto integra a iniciativa Pioneer, cofinanciada pela União Europeia, que visa zerar as emissões líquidas de carbono até 2030 e utiliza tecnologia de veículos elétricos em fim de vida para gerar energia limpa.
“Este projeto não apenas demonstra a viabilidade a longo prazo de baterias de veículos elétricos reaproveitadas em ambientes exigentes, mas também ressalta o compromisso da Nissan com o gerenciamento sustentável de baterias no fim de sua vida útil”, diz Soufiane El Khomri, diretor de energia da Nissan para a região da África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania (AMIEO).
“Nossa equipe está envolvida na integração técnica de baterias de segunda vida no ESS, na simulação da vida útil das baterias e no fornecimento de garantias para seu desempenho no novo sistema. Igualmente importante é que, quando as baterias atingirem o fim de sua vida útil neste projeto, assumimos total responsabilidade por sua reciclagem.
Maior capacidade de armazenamento
No total, o sistema BESS, instalado no aeroporto, conta com capacidade de 10 MWh. A Nissan contribuiu com 84 baterias reaproveitadas do modelo Leaf, somando 2,1 MWh de armazenamento, fornecidas à integradora de sistemas Loccioni, responsável pela integração com o sistema da Enel.
O projeto é complementado por um parque solar com cerca de 55 mil painéis fotovoltaicos, capazes de gerar 31 GWh de energia limpa por ano. As baterias reutilizadas, das gerações 3 e 4 do Leaf, foram requalificadas para atender aos padrões de segurança e desempenho e devem operar por mais seis a sete anos, mesmo com uso diário.
“Estamos transformando resíduos potenciais em ativos energéticos valiosos. Nossa estratégia de reutilização não só apoia projetos industriais de grande porte, como o Aeroporto Fiumicino de Roma, mas também demonstra potencial para uso residencial, como reserva durante cortes de energia”, acrescentou El Khomri.
“À medida que continuamos a expandir a reutilização e a reciclagem de baterias, estamos avançando em nossa missão mais extensa rumo a um futuro mais limpo e com maior eficiência energética.”
A Nissan já atuou em outros projetos semelhantes com a Loccioni e a Enel, como o ESS de Melilla, na Espanha, e o sistema Nomadic Lab, reforçando a confiabilidade de sua tecnologia de baterias de segunda vida como solução viável e sustentável para o armazenamento de energia.

Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.