Canal VE

ABNT leva à COP 30 norma para manutenção segura de VEs

Manutenção de veículos elétricos na Renault

Projeto deve trazer mais qualificação e segurança. Foto: Divulgação/Renault

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta, durante a COP 30, em Belém (PA), uma prática recomendada (PR) inédita no país que define competências para manutenção segura de veículos elétricos e híbridos. 

A ABNT PR 1025 será divulgada pela entidade dentro do eixo temático de mobilidade elétrica, e servirá de referência para programas de qualificação e certificação profissional no Brasil e no exterior.

O texto da ABNT PR 1025, foi desenvolvido durante dois anos com a participação de entidades sociais, sindicatos, especialistas e montadoras para alinhar o Brasil às melhores práticas globais em sustentabilidade e inovação.

Mário William Esper, presidente da ABNT, destaca que a PR foi feita devido à eletrificação trazer novos riscos e exigências técnicas para o setor automotivo. “A PR 1025 cria um padrão de competência que garante segurança, qualificação e qualidade técnica aos profissionais, alinhando o Brasil às melhores práticas internacionais”, diz.

 

Competências para a manutenção de VEs

A norma define as competências necessárias para que mecânicos e técnicos possam atuar em veículos cujos sistemas elétricos operam com alta tensão e corrente contínua, um dos pontos mais sensíveis na manutenção de automóveis eletrificados. 

Além de mapear o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos, o documento propõe três níveis de competências, que variam conforme o grau de interação com os sistemas elétricos e a responsabilidade técnica do profissional.

Segundo Esper, o avanço dessa normalização representa um passo estratégico para a transição da mobilidade elétrica no país. 

“A PR 1025 preenche uma lacuna histórica ao estabelecer parâmetros claros de capacitação e segurança para o reparo de veículos eletrificados. É uma contribuição técnica concreta para a transição energética e para a formação de profissionais qualificados, com base em padrões reconhecidos pela ISO e pela IEC”, explica o presidente da ABNT.

De acordo com o superintendente do IQA, Alexandre Xavier, que coordenou o grupo técnico responsável pela redação do texto, a norma é um marco para o setor de reparação automotiva e para a formação de novos profissionais.

“A PR 1025 orienta o reparador sobre os processos de qualidade e segurança que devem ser seguidos no atendimento, no reparo e na guarda de veículos elétricos. É uma base sólida para treinamentos, certificações e para a criação de programas de capacitação em larga escala”, afirma Xavier.

 

Ler o Anterior

MG Motor chega ao Brasil com foco em carros 100% elétricos

Mais Popular