Projeto deve trazer mais qualificação e segurança. Foto: Divulgação/Renault
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta, durante a COP 30, em Belém (PA), uma prática recomendada (PR) inédita no país que define competências para manutenção segura de veículos elétricos e híbridos.
A ABNT PR 1025 será divulgada pela entidade dentro do eixo temático de mobilidade elétrica, e servirá de referência para programas de qualificação e certificação profissional no Brasil e no exterior.
O texto da ABNT PR 1025, foi desenvolvido durante dois anos com a participação de entidades sociais, sindicatos, especialistas e montadoras para alinhar o Brasil às melhores práticas globais em sustentabilidade e inovação.
Mário William Esper, presidente da ABNT, destaca que a PR foi feita devido à eletrificação trazer novos riscos e exigências técnicas para o setor automotivo. “A PR 1025 cria um padrão de competência que garante segurança, qualificação e qualidade técnica aos profissionais, alinhando o Brasil às melhores práticas internacionais”, diz.
Competências para a manutenção de VEs
A norma define as competências necessárias para que mecânicos e técnicos possam atuar em veículos cujos sistemas elétricos operam com alta tensão e corrente contínua, um dos pontos mais sensíveis na manutenção de automóveis eletrificados.
Além de mapear o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos, o documento propõe três níveis de competências, que variam conforme o grau de interação com os sistemas elétricos e a responsabilidade técnica do profissional.
Segundo Esper, o avanço dessa normalização representa um passo estratégico para a transição da mobilidade elétrica no país.
“A PR 1025 preenche uma lacuna histórica ao estabelecer parâmetros claros de capacitação e segurança para o reparo de veículos eletrificados. É uma contribuição técnica concreta para a transição energética e para a formação de profissionais qualificados, com base em padrões reconhecidos pela ISO e pela IEC”, explica o presidente da ABNT.
De acordo com o superintendente do IQA, Alexandre Xavier, que coordenou o grupo técnico responsável pela redação do texto, a norma é um marco para o setor de reparação automotiva e para a formação de novos profissionais.
“A PR 1025 orienta o reparador sobre os processos de qualidade e segurança que devem ser seguidos no atendimento, no reparo e na guarda de veículos elétricos. É uma base sólida para treinamentos, certificações e para a criação de programas de capacitação em larga escala”, afirma Xavier.

Jornalista graduada pela UNIP desde 2023. Atuou como repórter em veículos de comunicação na região de Campinas com experiência em impresso, digital e TV. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.