Equipamentos visam abastecer carros, ônibus e caminhões. Foto: Divulgação/ABB
A ABB, patrocinadora oficial do campeonato mundial de Fórmula E, trouxe ao Brasil os carregadores A400 e MCS1200, oferecendo novas soluções de carregamento ultrarrápido e inteligente para carros, ônibus e caminhões. A empresa tem o costume de testar as inovações na categoria elétrica do automobilismo antes de adaptar para os veículos de rua.
O A400, já disponível para o mercado brasileiro, tem modelos de 200 kW a 400 kW de potência em corrente contínua (DC). Ele permite a expansão do bloco de potência e gestão inteligente, capaz de balancear a carga entre dois veículos, reduzindo custos de infraestrutura e se integrando com qualquer sistema de gestão via protocolo OCPP.
Já o MCS1200 começará a ser disponibilizado no país em 2026 e tem 1,2 MW. Este modelo, testado em parceria com o Traton Group, visa o segmento de transporte pesado, permitindo o carregamento de caminhões elétricos de longa distância.

Iniciativa da ABB
O lançamento reforça a ideia da ABB de ampliar soluções conectadas à nuvem, com atualizações contínuas de firmware e suporte técnico local.
“Combinando alta potência, inovação e sustentabilidade industrial, a ABB reforça seu objetivo de liderar a mobilidade elétrica global e apoiar a transição energética de forma confiável e escalável. Nossa proposta é liderar não só em termos de infraestrutura de carregamento, mas também em tecnologia, digitalização e operações industriais sustentáveis, oferecendo ao mercado soluções que antecipam demandas e consolidam a ABB como referência em eletrificação”, afirma Luciano Nassif, Country Holding Officer da ABB Brasil.

Infraestrutura
De acordo com um estudo da Bright Consulting, o Brasil deve alcançar 1,4 milhão de veículos elétricos em circulação até 2030. Para atender adequadamente a essa frota, seriam necessárias cerca de 140.000 estações de carregamento, considerando a recomendação de um ponto de carregamento para cada dez veículos.
No entanto, o país conta atualmente com apenas 16.800 pontos (dados de setembro de 2025), concentrados em regiões específicas, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). “Esse descompasso entre o crescimento da frota e a infraestrutura abre uma janela de oportunidade para carregadores ultrarrápidos, capazes de apoiar o avanço sustentável da mobilidade elétrica no Brasil”, destaca Marcelo Vilela, Vice-Presidente Comercial da ABB Eletrificação Brasil.
Presença da ABB no Brasil
Nos últimos seis anos, a ABB investiu mais de US$ 45 milhões em diversas iniciativas em suas duas unidades fabris no Brasil, incluindo ações voltadas para a sustentabilidade. A fábrica de Contagem (MG) recebeu US$ 750.000 em investimentos em eficiência energética, com painéis solares, iluminação LED e gestão digital do consumo de energia via a plataforma ABB Ability Energy Manager. Os resultados mostram uma redução de 128 toneladas de CO₂ e uma economia de 530 MWh de energia em um ano.
Enquanto isso, a planta de Sorocaba (SP) vem buscando eliminar o descarte de resíduos industriais em aterros sanitários. Em 2024, a unidade evitou o envio de mais de 540 toneladas de resíduos para aterros, redirecionando-os para o uso como combustível derivado de resíduos. Essa política evitou a emissão de 649 toneladas de CO₂.
“Os investimentos feitos em nossas fábricas provam que é possível combinar produtividade, inovação e responsabilidade ambiental. Isso reforça o compromisso da ABB em liderar a transição energética no Brasil com credibilidade e impacto positivo para clientes e investidores”, acrescenta Nassif.

Estudante de jornalismo na PUC-Campinas. Atuou como redator, repórter, social media e assessor de imprensa na área de esportes. Estagiário no Canal VE.