
99 e Vammo anunciam parceria para expandir a eletromobilidade sobre duas rodas. Foto: Divulgação/99.
A 99 e a Vammo vão disponibilizar 1.000 motos elétricas para locação em São Paulo e região metropolitana. O objetivo é expandir a eletromobilidade sobre duas rodas para o transporte de passageiros e de cargas. Vale lembrar que a cidade de São Paulo não permite o transporte de passageiros com motos por app, mas elas podem ser utilizadas para entregas (leia mais abaixo).
A motocicleta escolhida para assinatura é a CPX Comfort, 23% mais potente que o modelo anterior. A moto é equipada com duas baterias, que garantem uma autonomia de até 100 km. A recarga da Comfort é feita por meio da tecnologia Battery Swap (troca de bateria). O motorista vai até a estação Vammo mais próxima e realiza a substituição da bateria descarregada por uma carregada. Em menos de 1 minuto, está pronta para uso.
A parceria entre 99 e Vammo começou em novembro de 2024, durante o 2º Fórum Aliança pela Mobilidade Sustentável, quando a Vammo passou a integrar a Aliança. Neste evento, a 99 anunciou a meta de ter 2 mil motociclistas operando com motos elétricas até o final de 2024.
“A 99 segue na vanguarda da transição para a mobilidade eletrificada no Brasil, e a entrada da Vammo na Aliança corroborou para atender com soluções tecnológicas as metas agressivas de transição da mobilidade. Atualmente, contamos com mais de 3 mil motos elétricas ativas na plataforma. Neste ano, a meta é expandir para 10 mil motos elétricas cadastradas e passar de 130 mil viagens de passageiros e entregas”, afirma Thiago Hipolito, diretor de inovação da 99.
“Como líder no setor, a Vammo entende que a transição para a mobilidade elétrica exige a construção de um ecossistema robusto e tecnológico, o que nos permitiu crescer 7 vezes em 2024. Nosso compromisso é com uma solução confiável e prática. Parceiros como a 99 são essenciais para aprimorarmos as soluções inovadoras que construímos, reforçando a nossa capacidade de atender à crescente demanda por descarbonização de duas rodas. Promovendo cidades mais limpas e silenciosas, geramos economia para os motociclistas”, explica Billy Blaustein, COO da Vammo.
A startup, especializada no aluguel de motocicletas elétricas, tem mais de 400 estações de troca de baterias espalhadas pela grande São Paulo, sendo parte delas personalizadas com a marca da 99 e da Vammo.

Escolha pela CPX Comfort
O desenvolvimento do modelo foi resultado de um projeto piloto iniciado em 2024, na região do ABC paulista, devido à alta demanda por transporte de passageiros por aplicativo em motos na região. Mais de 20 motos foram testadas com diferentes motociclistas para definir a configuração ideal para o transporte por aplicativo, possibilitando criar o modelo da moto, hoje considerada uma das mais confortáveis do Brasil.
A primeira testada foi a CPX, uma moto menos potente, desenvolvida para entregadores. Foram mais de 240 mil km rodados e mais de 6 mil testes de baterias, que revelaram a necessidade de um modelo com mais torque e mais conforto, considerando a topografia da região.
Pensando na segurança, a tecnologia da Vammo garante monitoramento de 100% dos veículos. Além disso, a velocidade da Comfort é limitada a 95 km/h. O avançado sistema de freio CPS, em conjunto com os faróis de LED e o aro 16 na dianteira, proporcionam maior segurança e conforto ao conduzir a moto. Para facilitar o uso do aplicativo durante as corridas, o modelo conta com suporte para celular e entrada USB, tornando a experiência do motociclista ainda mais conveniente.
Os motociclistas interessados em alugar a CPX Comfort podem se inscrever por meio de um formulário no site oficial da 99.
Restrições do serviço
Apesar da iniciativa da 99 e da Vammo, ainda há muita polêmica sobre o transporte de passageiros por motos de aplicativos em São Paulo e em algumas cidades da região metropolitana, já que não há regulamentação para o serviço. As prefeituras alegam alto índice de acidentes com motocicletas para a restrição do serviço.
Questionada pela reportagem do Canal VE, a 99 emitiu o seguinte posicionamento, por meio da assessoria de imprensa:
“A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) informa que prossegue acompanhando a tramitação das diversas ações junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo até que seja julgado o mérito — incluindo a Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Confederação Nacional de Serviços, a ser analisada por esse mesmo Órgão Especial. A entidade reafirma sua certeza de que o transporte privado de passageiros em motocicletas não pode ser proibido por municípios, como esclarecem a legislação federal, a jurisprudência e decisões do Supremo Tribunal Federal.”

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.